Categories: Notícias

Veja dicas de como evitar doenças do inverno

A gripe é uma das principais doenças dessas mudanças de tempo. Foto: Divulgação

Um dia está aquele sol, outro já está aquela chuva. Esse tempo meio “louco” contribui para o aparecimento de algumas doenças da época mais fria do ano e também favorece as crises alérgicas. Esses são os principais motivos para o aparecimento de doenças respiratórias como a sinusite, rinite e asma, bronquite, entre outras.

O inverno também favorece a diminuição da imunidade, o que predispõe a tosse, coriza e dificuldade para respirar e a congestão do nariz, criando condições favoráveis à propagação do vírus da gripe e do resfriado.

Algumas atitudes simples do dia a dia podem prevenir os desconfortos típicos dessa época do ano. Para evitar esses incômodos, é importante: evitar aglomeração e locais fechados; limpar os olhos e narinas com soro fisiológico quando estiver gripado ou resfriado; não compartilhar o mesmo lenço; lavar as mãos constantemente; beber bastante água; agasalhar-se bem; evitar o consumo de alimentos muito gelados; e manter as roupas de cama sempre limpas.

A gripe também pode ser evitada tomando a vacina contra a Influenza. A vacina é obrigatória para idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. Na campanha contra a gripe, realizada em maio deste ano, o município vacinou mais de 88 mil pessoas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

19 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

23 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

24 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

24 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

24 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás