Notícias

Veja como ajudar famílias atingidas pelas chuvas na Serra

Ponte derrubada em Planalto Serrano. Foto: Divulgação

Um dos maiores sentimentos que aflora nas pessoas em situações de tragédias climáticas é a solidariedade. Na Serra, as fortes chuvas que caíram na noite da última quarta (10) deixaram centenas de famílias no prejuízo, muitas delas perderam tudo, roupas, móveis, alimentos, eletrodomésticos.

Em função da situação, uma corrente do bem já começou a agir no município para arrecadar donativos para as vítimas da tempestade. As famílias precisam de alimentos, roupas, roupas de cama, móveis, colchão, produto de higiene e limpeza.

Em Campinho da Serra I, as doações paras famílias podem ser entregues na casa do presidente do bairro, Sergio, que fica na Avenida Vitória Régia, 447 – ao lado do Bar do Gessi. Á frente da iniciativa está o projeto Mulheres – Ninguém solta a mão de ninguém. Informações 27 99769-3159.

Em Vila Nova de Colares, segundo o líder comunitário, Gleidson de Jesus Santos, todas as residências do bairro foram atingidas ao menos com infiltração ou vazamento. “Cerca de 119 famílias foram gravemente atingidas com água em suas residências. Eles perderam todos os seus móveis. A associação de moradores esteve presente toda noite ajudando no que foi possível, e já demos início as arrecadações para ajudar essas famílias”.

As doações podem ser entregues na sede da Associação de Moradores de Vila Nova de Colares, na Avenida Colares Junior, nº 102.

Em Eldorado, o líder comunitário Renatinho Donato, também arregaçou as mangas e está desde a noite da quarta-feira (10) acompanhando a situação dos moradores da comunidade atingidos pelas chuvas. Por lá, segundo a liderança a necessidade maior é material de limpeza e roupas de criança. “Temos muitas famílias com crianças e há uma necessidade muito grande de roupas infantis”.

As doações podem ser entregues no Kilão do Alemão, que fica próximo a pracinha do bairro.

Outro bairro que sofreu com a tempestade de ontem a noite foi Planalto Serrano, que teve inclusive uma ponte quebrada pela força das águas. O TEMPO NOVO, entrou com o contato por telefone e pelo WhatsApp com o vereador Paulinho do Churrasquinho que também é líder comunitário da comunidade para saber maiores detalhes e necessidades dos moradores da região, mas não obteve retorno do parlamentar.

A voluntária Michele Santana, disse que está se mobilizando junto com religiosos, para ajudar as famílias de Planalto Serrano. “Vamos levar 40 marmitas para a região do bairro conhecida como Pinicão que estão precisando muito de alimento. Já atendemos aqui na igreja cerca de 11 famílias, com muitas crianças. Uma única família tem 6 filhos e ajudamos distribuindo roupas e alimentos, além de café da manhã”, conta Michele.

As doações para as famílias podem ser entregues na Igreja Batista Rhema, que fica na Damasceno, SN, na entrada de Vista da Serra II. “Estamos acolhendo os moradores doando alimentação e outros itens necessários”, completa Michele.

Prefeitura disponibilizará materiais de primeira necessidade

Já a Prefeitura da Serra, disse que a Secretaria de Assistência Social está levantando o perfil das pessoas desabrigadas e desalojadas para, se for necessário, disponibilizar o aluguel social. Materiais de primeira necessidade como colchões, lençóis, e produtos de higiene pessoal também serão disponibilizados para quem precisar.

Já a Secretaria de Educação disponibilizou as merendeiras do município para, em caso de necessidade, preparar as refeições para as pessoas mais necessitadas. Também há um mutirão para limpar as escolas localizada em Planalto Serrano e muito atingidas pelas chuvas.

Caso as chuvas continuem e deixem mais pessoas desalojadas ou desabrigadas, a Prefeitura irá usar os ginásios municipais para receber os munícipes. A secretaria de Infraestrutura está trabalhando para garantir, nos locais, devido isolamento que evite aglomerações e propagação de Coronavírus.

A Prefeitura também disponibilizou a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras, na Rodovia Norte Sul, nº3783, próximo ao Terminal de Laranjeiras e a Arena Riviera, na Av. Abido Saad, s/n, em Jacaraípe, ao lado do supermercado Rede Show para receber doações. Podem ser entregue nos locais, roupas, materiais de limpeza, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, móveis e eletrodomésticos podem ser doados nesses locais 24 horas por dia. É obrigatório o uso da máscara.

Cidade que mais choveu nas últimas 24 horas

A chuva de 181 milímetros desta noite e madrugada deixaram vários pontos de alagamento na Serra, sendo os principais em Planalto Serrano, Eldorado, Serra Sede, Jacaraípe e Manguinhos. Foram cerca de 25 ocorrências registradas pela Defesa Civil, sendo a primeira às 21h30 e a última às 3h. A equipe da Defesa Civil constatou três vias danificadas, sendo uma ponte destruída em Planalto Serrano e uma queda de barreira na Rua Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida, em Manguinhos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

25 minutos atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

48 minutos atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

19 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

23 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

24 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

1 dia atrás