Categories: Meio Ambiente

Vazão de rio cai, mas Cesan descarta racionamento

 

Depois de quase dois anos, o Santo Maria, voltou a correr para a baia de Vitória, mas a vazão apresentou queda acentuada esta semana. Foto: Bruno Lyra / 21/11/2016

Bastou alguns dias de sol forte para a vazão do rio que abastece a Serra, o Santa Maria, caísse bastante. Apesar disso,  a Cesan ainda não tem previsão de retomar o rodízio no abastecimento, embora não descarte a medida caso a situação piore.

Na última quarta-feira (28) a vazão do rio estava em 10,7 mil litros por segundo (l/s), depois de ter atingido 45 mil l/s uma semana antes. A média histórica da vazão para dezembro é de 22 mil l/s.

De acordo com assessoria de imprensa da Cesan, a vazão atual é mais do que suficiente para a demanda, já que a Cesan capta 2,6 mil l/s para atender as regiões abastecidas pelo rio, que além da Serra fornece água para a zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão, bairro ao longo da Rodovia do Contorno em Cariacica e o Complexo Industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), o maior consumidor individual do Santa Maria.

A Cesan informou ainda que a represa da hidrelétrica Rio Bonito, localizada nas montanhas de Santa Maria de Jetibá e que regula a vazão do manancial, está com cerca de 69% da capacidade total de 27 bilhões de litros. Fato que dá segurança hídrica para as próximas semanas.  

Em obras, o novo sistema do rio Reis Magos, que vai fornecer mais 500 l/s de água tratada para a cidade, deve ficar pronto no 1º semestre de 2017, disse a assessoria da Cesan.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

18 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

22 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

23 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

23 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

23 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

23 horas atrás