Categories: Economia

Varejo espera Natal melhor que o de 2017

Gabriela e Laís da loja Gabriel Colchões, em Laranjeiras, estão otimistas. Foto: Fábio Barcelos

Na próxima semana é comemorado o Natal, data mais importante para o comércio de varejo, tanto pela prática de troca de presentes, quanto pela injeção na economia dada pelo pagamento do 13º salário. E para alguns setores do comércio, as vendas podem crescer até o dobro relação ao mesmo período de 2017.

A Gabriel Colchões, em Laranjeiras, está otimista, segundo a gerente Gabriela Jadjeschi. “Estamos muito otimistas. Nossas vendas já aumentaram 50% em relação a 2017 e esperamos que dobrem até o Natal. Nesta data vendemos cerca de 50% a mais que as outras”, aponta.

Na Interative Informática, em Jacaraípe, o proprietário Thiago Menezes aposta que as vendas seguirão a linha da Black Friday. “A Black Friday este ano vendeu 50% a mais, então apostamos que no Natal também se venda 50% em relação à mesma data de 2017. Esta é a data mais importante, principalmente por ser o mês do 13º. Em relação ao resto do ano, as vendas triplicam, especialmente na semana do Natal. O mais procurado é a parte de games e acessórios”, detalha.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes e Empresários da Serra-Sede (Acess) e sócio proprietário da Pinte e Borde, Edson Quintino, a expectativa é de aumento. “Natal é nossa principal data. No setor de roupas e calçados as vendas costumam dobrar, mas no meu segmento, que é papelaria, só aumentam os produtos para decoração natalina. A expectativa é de melhora, mas não estimamos de quanto”, explica.

No segmento calçados a data costuma dobrar as vendas, segundo Vinícius Garcia Retamero, gerente da Prenda Multishop, em Nova Almeida. “No Natal o movimento dobra e este ano teve melhora nas vendas. Em novembro cresceram 5% em relação a 2017, então a expectativa é de que no Natal se mantenha esses 5% e até aumente”, pontua.

A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Espírito Santo (Fecomércio) estima que as vendas do comércio de varejo cresçam 1,8% em relação a 2017. No ano passado, as vendas sofreram queda de -2,3% em relação a 2016.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

4 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

20 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás