Categories: Meio Ambiente

Vale reverte decisão da Justiça e vai fazer corrida em Tubarão

 

A corrida será no interior do complexo de pelotização de minério de ferro. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

A Vale conseguiu derrubar a decisão da Justiça e vai fazer a 2ª edição da corrida de rua no interior de suas instalações industriais, marcada para o próximo sábado (04). A juíza Heloisa Cariello acatou, nesta 2ª feira (31) o pedido da mineradora, que recorreu da liminar expedida pela 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos, Meio Ambiente e Saúde de Vitória.

Esta, por sua vez, havia aceitado o pedido da suspensão da prova feita pela ong Juntos SOS Espírito Santo Ambiental sob a alegação de que o pó preto e outros poluentes no ar decorrentes da atividade siderúrgica poderiam fazer mal à saúde dos corredores.

Com o aval da Justiça, a assessoria da Vale informa que as inscrições para a corrida foram prorrogadas e seguem abertas no site www.klesportes.com.br. A taxa é de R$ 60.

Em 2015, na ocasião da realização da 1ª edição da corrida no interior das instalações industriais, a exposição de atletas a poluição ferruginosa foi criticada pela pneumologista e pesquisadora da Ufes, Ana Maria Cassati;  pelo caridiologista Jose Aid Sad e pelo oftalmologista Ubirajara Moulin.

A Vale, através de sua assessoria, nega que a prova exponha os participantes a riscos. A empresa diz que “mantém um ambiente saudável e seguro em suas instalações, tanto para seus empregados quanto para os visitantes, e que não há nenhum risco à saúde ou à segurança dos participantes da corrida”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

4 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

7 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

12 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás