Categories: Meio Ambiente

Vale retoma interesse por siderúrgica no litoral sul

A CSU produzirá aço, tal como a planta da ArcelorMittal na Serra. Foto: Divulgação

Por Vilson Vieira Jr.

Em tempos de CPI´s sobre pó preto e questionamentos da população capixaba à poluição do ar causada por complexos siderúrgicos no litoral, a Vale voltou a mostrar interesse em retomar o projeto de uma usina para a produção de aço em Anchieta, município da costa sul do Estado.

Trata-se da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU). A Vale requereu ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) renovação de Licença Prévia (LP) emitida em 2011 e que venceria no início de março. A informação foi confirmada pela assessoria do Iema.  Com isso, o prazo para o requerimento da LI (Licença de Instalação) foi prorrogada automaticamente.

A Vale, por meio de sua assessoria, informou que a renovação da Licença Prévia para a construção da siderúrgica em Anchieta é apenas uma formalidade e que o projeto ainda não foi retomado. Para isso ocorrer, há a necessidade de um parceiro para liderar a implantação e a operação da Companhia Siderúrgica de Ubu.

O projeto da CSU gerou muitos questionamentos quanto aos impactos ambientais e sociais, pois é uma indústria como a ArcelorMittal Tubarão, que consome muita água e gera emissão de pó preto e gases como benzeno, enxofre e monóxido de carbono.

O projeto da CSU também prevê mais um porto na região, mas esse não está no pacote da licença.

Mais porto para minério

Outro megaprojeto no litoral ligado à siderurgia é o porto da mineradora Manabi S/A, previsto para as proximidades da foz do rio Doce em Linhares, norte do estado.

O empreendimento faz parte de um complexo com extração de minério em Morro do Pilar (MG) e um mineroduto ligando ao litoral capixaba.  A empresa recebeu o licenciamento ambiental do governo mineiro para a mina. Já o restante do empreendimento encontra-se em fase de pedido e avaliação das licenças ambientais, que estão sob responsabilidade do  Ibama.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Ciclista pedala na contramão e bate de frente com outro na Serra

Uma ciclista ficou ferida na manhã desta terça-feira (7) na Avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro, na Serra, após colidir…

16 minutos atrás

Time de humoristas promove edição de standup gratuita para mães na Serra

O projeto de stand-up comedy "Comédia de Quinta" apresentará um time de peso nesta quinta-feira (9), com entrada gratuita para…

2 horas atrás

Moradora da Serra escreve livro infantil sobre seu filho: “Pérolas do João Lucas”

João Lucas, uma criança da Serra, agora é a estrela de um novo livro infantil. Intitulado "Pérolas do João Lucas",…

2 horas atrás

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

19 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

20 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

20 horas atrás