Meio Ambiente

Vale não quer pagar multa por degradar rio que abastece Serra e Vitória

Pátio de armazenamento de materiais da Vale fica em Aroaba, numa região rural da Serra, cujas águas descem para o rio Santa Maria e caem acima da captação da Cesan. Foto: Divulgação/Naja Controle e Serviços

Autuada por degradar margens de córrego cujas águas ajudam a abastecer a Serra, a Vale não quer pagar a multa de R$ 200 mil aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A mineradora recorreu administrativamente e o processo deve ser apreciado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condemas) na próxima terça-feira (15).

Segundo conselheiro do Condemas e ativista ambiental, Gilson Mesquita, disse que o processo deveria ter sido votado na reunião do último dia 17 de setembro. “Mas o conselheiro Iberê Sassi, do Instituto Goiamum, pediu vistas. Então o processo deve ser votado na próxima reunião”, explica.

Caso o Condemas mantenha a multa, a Vale terá que fazer o pagamento ou, do contrário, ter o nome inscrito em dívida ativa do município. O auto de infração foi lavrado em 21 de dezembro de 2017.

A captação da Cesan para abastecer a Grande Vitória no rio Santa Maria fica abaixo da foz do córrego Relógio, portanto sujeita a influência de impactos que ocorram no pátio da Vale em Aroaba. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

A autuação foi porque a Vale alterou faixa marginal ao córrego do Relógio, com presença de matérias e subtprodutos que a mineradora opera no pátio de ferro gusa que mantém em Aroaba, zona rural da Serra próxima a divisa com Santa Leopoldina. O local fica às margens da ferrovia Virória – Minas, cuja concessão é de responsabilidade da Vale.

O córrego do Relógio deságua no rio Santa Maria, manancial que abastece a Serra. Do pátio da Vale em Aroaba até o rio Santa Maria, são cerca de 2,7km. O córrego cai no rio antes do ponto da captação da Cesan, na região do Queimado.

Além da Serra, o Santa Maria atende a zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão. É também o rio que abastece o Complexo Industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), maior consumidor individual do Santa Maria.

Empresa não comenta

Em nota, a Vale disse que “não comenta processos judiciais e administrativos em andamento e exerce seu direito de defesa das multas que considera indevidas por questões legais ou técnicas”.

Problemas no córrego Relógio denunciados há 14 anos

Em 2005, após denúncias, a reportagem de Tempo Novo foi ao local e constatou que óleos e graxas de uma oficina anexa ao pátio de ferro gusa da Vale estavam sendo lançados no córrego do Relógio.

Na ocasião a empresa foi autuada pelos órgãos ambientais. Com a repercussão do caso, a mineradora disse ter providenciado sistema de tratamento para a oficina.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

8 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

11 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

16 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás