Categories: Meio Ambiente

Vale e Arcelor são as principais responsáveis pelo pó preto, diz ex- diretor de Meio Ambiente do ES

Poeira visível sobre o complexo de Tubarão fotografada sábado (11) do morro do Moreno em Vila Velha. Foto: Divulgação

A Vale e a ArcelorMittal são as principais responsáveis pelo pó preto que há décadas atinge os moradores da Grande Vitória. A afirmação é do ex-diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Cláudio Denícoli, que deu a declaração na manhã desta segunda (13) durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto na Assembleia Legislativa.

Claudio esteve à frente do Iema em 2012 e 2013, órgão que é responsável pela licença ambiental das siderúrgicas e também por monitorar a qualidade do ar na Grande Vitória. E foi secretário de Meio Ambiente da Serra entre 2009 e 2012. Atualmente Denícoli está à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Meio ambiente de Cariacica.

Além de apontar as duas empresas como principais responsáveis pela poluição, Cláudio disse que nem o ar de São Paulo é tão sujo.  Aos deputados da CPI contou que morou próximo à Avenida Paulista e que nem lá há tanto pó preto como na Grande Vitória.

Denícoli e o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Jader Mutzig, disseram aos deputados que eles devem focar na Vale e Arcelor, porque se forem focar em outras fontes como trânsito e construção civil, o estado não vai avançar no controle de poluição.

Incomodados com a poeira

Também na reunião desta segunda (13), a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que todos se sentem incomodados com o pó preto vindo do Complexo de Tubarão.  Ela também falou a estrutura dos órgãos de meio ambiente é deficiente. “Tenho acompanhado alguns debates da CPI e acho que o momento é de se avançar na tomada de decisões”, conclui.

Com informações site da Assembleia Legislativa

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 hora atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

24 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás