Vacinação de crianças de 5 a 11 anos na Serra: veja o que já está decidido

Compartilhe:
Foto: Divulgação
O Município está, neste momento, aguardando as orientações do Programa Estadual de Imunizações para traçar as estratégias da imunização. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) da Serra confirmou, no início da tarde desta segunda-feira (10), que deve começar em breve a vacinação de crianças de 5 a 11 anos na cidade. O Município está, neste momento, aguardando as orientações do Programa Estadual de Imunizações para traçar as estratégias da imunização.

Em todo o Espírito Santo, são mais de 393 mil crianças aptas a serem vacinadas. As doses devem começar a chegar ao Brasil e serem enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados nos próximos dias. Por conta disso, ainda não é possível afirmar quando a imunização será iniciada, de fato.

Na Serra, a vacinação ocorre através das unidades de saúde e também em shoppings da cidade. A das crianças deve acontecer no mesmo formato, por agendamento e demanda livre.

Vale ressaltar que, ao contrário do que foi imposto pelo Ministério da Saúde, no Espírito Santo não será necessário apresentação de prescrição médica para que a criança seja vacinada.

Vacinação das crianças no Brasil

Em dezembro, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Desde então, o governo do presidente Jair Bolsonaro retardou o início da imunização devido a brigas ideológicas.

Bolsonaro atacou a Anvisa e chegou a abrir consulta pública para a população em geral opinar sobre a vacinação – já aprovada por cientistas no mundo inteiro e, no Brasil, pelos técnicos da agência.

Estas medidas do Governo Federal atrasaram a chegada de doses específicas para o público-alvo e, por este motivo, a campanha ainda não foi iniciada. O governo prevê que a primeira remessa dos imunizantes chegue ainda nesta semana

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também