Categories: Notícias

Vacinação contra paralisia infantil termina na quinta

A vacina está sendo distribuída em todos os postos de saúde do município. Foto: Divulgação

Ainda não vacinou sua criança contra a poliomielite? Então, fique ligado, pois a campanha de vacinação contra a paralisia infantil vai até esta quinta-feira (10).

Estão sendo imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos. Até o dia 31 de agosto o município havia alcançado 89% do público alvo, o que corresponde a 27.822 doses aplicadas. A meta é alcançar 95% até quinta-feira.

A vacina pode ser tomada nas unidades de saúde do município que funcionam das 8 às 17 horas. No entanto, cada uma adota um horário específico para o funcionamento da sala de vacinação.

recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale, tanto para colocar em dia a vacinação atrasada, quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia.

Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. A eficácia fica em torno de 90% a 95%. A vacinação é recomendada, mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite.

Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a dose deve ser aplicada.

O município da Serra ainda está realizando a atualização do calendário vacinal da criança. Em único momento, são oferecidas diferentes vacinas: contra sarampo, rubéola e febre amarela, entre outras doenças. O evento contribui para a redução da incidência das enfermidades que podem ser prevenidas com vacinas, conforme o calendário básico de vacinação infantil.

As mães ou responsáveis devem procurar uma das 39 unidade de saúde para que a criança seja imunizada. Menores de cinco anos que estão com alguma vacina atrasada, poderão ter cartão de vacina atualizado. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão da criança com documentação.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás