Categories: Saúde

Vacinação contra gripe continua suspensa na Serra

Vacinação contra gripe começou no último dia 23. Foto: Divulgação Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe para os grupos prioritários segue suspensa na Serra. Durante a semana passada, o Município já imunizou mais de 43 mil moradores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a previsão é vacinar outras 87 mil pessoas, mas o Governo Federal precisa enviar novas doses, já que o terceiro lote foi todo disponibilizado à população.

Essa é a segunda vez que a campanha de vacinação foi suspensa. Isso porque, segundo a Prefeitura da Serra, os três primeiros lotes enviados pelo Ministério da Saúde já chegaram ao fim, ou seja, novas doses precisam ser recebidas para que a vacinação continue. Na semana passada, o governador Renato Casagrande (PSB) solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o envio de mais vacinas, durante uma videoconferência.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO, nesta primeira etapa, serão vacinados apenas os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já no dia 9 de maio começa a vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade. Na cidade, a imunização ocorre em postos de saúde, escolas públicas, em pontos extras e também no Parque da Cidade.

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de gripe Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. O Governo Federal decidiu antecipar a campanha por conta do novo coronavírus, a Covid-19, que já infectou 26 capixabas. Na Serra, existem mais de 190 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Serra aguarda novas doses e segue sem previsão para continuar campanha

Ao TEMPO NOVO, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, já vacinou em torno de 43,5 mil pessoas contra a influenza. Contudo, o terceiro lote com 14 mil doses enviadas pelo Governo do Estado já foi todo utilizado. Disse ainda que a prefeitura aguarda o repasse de um novo lote.

“A campanha é em etapas, e neste período são vacinados os idosos e os trabalhadores da saúde, que na Serra somam 44.238 pessoas”, disse por meio de nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

50 minutos atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

1 hora atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

1 hora atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

2 horas atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

3 horas atrás