Categories: Notícias

Vacinação contra febre aftosa até o final deste mês

Na última campanha foram vacinados 723.475 animais com até 24 meses. Foto: Divulgação

Criadores de búfalos e bovinos com até dois anos de idade devem ficar atentos. Até o dia 31 deste mês em todo o Espírito Santo, acontece a 106ª etapa de vacinação contra a febre aftosa. A vacinação, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), é obrigatória por lei e fundamental para a prevenção da doença dos animais.

Para facilitar a vida dos produtores rurais, a campanha desse ano vem com novidades: a “Declaração de Vacinação Online”. Todo criador das espécies cadastradas no Idaf tem a opção de comprovar a vacinação do rebanho pela internet.

Através do acesso direto no site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), o procedimento para declaração será através do CPF e da Nota Fiscal da aquisição da vacina. Para lançamento dos dados serão necessários o nome do estabelecimento e o número da nota fiscal emitida no ato da compra.

Após a comprovação da vacinação, um comprovante será emitido pelo sistema e poderá ser impresso. O prazo para a declaração online vai até o dia 31 de maio. Após o prazo, o produtor rural deverá procurar o escritório local do Idaf.

A Campanha

Por ano são realizadas duas campanhas contra a febre aftosa coordenadas pelo Idaf. No mês de maio, apenas os animais de até 24 meses devem ser vacinados. Já na segunda etapa, realizada no mês de novembro, todo o rebanho deve receber a dose da vacina. Na última campanha foram vacinados 723.475 animais com até 24 meses de idade, atingindo um percentual de 96,96% de animais vacinados.

Em novembro, a vacinação é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade, inclusive os que já foram vacinados na campanha de maio.

Saiba o que febre aftosa

A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa, que acomete animais biungulados (de casco fendido) e se caracteriza por febre e formação de aftas na boca, focinho e tetas. Em caso de suspeita da enfermidade, o Idaf deve ser avisado imediatamente.

Manter a confiabilidade nos alimentos de origem animal produzidos no Estado é um dos principais motivos para se preservar a saúde dos rebanhos. A febre aftosa causa impactos na economia pelos efeitos desfavoráveis à produção da pecuária. Além disso, prejudica o consumidor por causa da interferência na distribuição dos alimentos. A vacinação é a ferramenta fundamental para impedir a ocorrência da febre aftosa no Espírito Santo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás