Categories: Notícias

Prefeitura prevê que aulas de escolas da Serra serão retomadas em março

Aulas presenciais serão retomadas em março. Foto: Jansen Lube | Acervo Secom

A Secretaria de Educação da Serra, sob comando de Alessandro Bermudes, está querendo retornar as aulas de escolas da cidade em março deste ano. A previsão foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (26), mas o Município ainda estuda se esse retorno será totalmente presencial, on-line ou em modelo híbrido – quando parte dos estudantes vão às escolas e outros estudam de suas residências. Até o momento, o mais provável é que as atividades sejam realizadas de forma presencial, mas com medidas de segurança.

Na Serra, as aulas estão suspensas desde março de 2020, quando ocorreu o agravamento da pandemia de coronavírus no Espírito Santo e demais estados brasileiros. Por muitos meses, os estudantes ficaram sem nenhum suporte educacional e, apenas nos últimos meses do ano, a prefeitura – na gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede) – começou a distribuir atividades impressas para os alunos.

Neste ano, as aulas estavam previstas para serem retomadas em fevereiro, assim como o calendário do governo do Estado, mas a Secretaria de Educação da Serra avaliou que precisa capacitar os profissionais da educação para o ‘novo normal’ dentro das escolas e também reformar algumas unidade escolares, que estão em situação precária. Em conversa com o TEMPO NOVO, o titular da Educação, Alessandro Bermudes, explicou que serão necessários ajustes em 8 creches e 7 escolas.

Essa preparação deve ser finalizada antes de março, quando pode ocorrer a volta às aulas. De acordo com a Prefeitura da Serra, já foram adquiridos equipamentos para garantir a segurança de todos no ambiente escolar nesse momento de pandemia, como álcool em gel e máscaras, que já começaram a ser distribuídos. Além disso, desde o início do ano, a Sedu vem realizando vistorias técnicas para identificar a situação dos prédios.

Matrículas abertas para novos alunos

Nesta terça-feira (26) foi aberto, pela Secretaria de Educação, o período de matrícula para alunos vindos da rede pública de ensino de outros municípios e da rede privada, além daqueles que não participaram da chamada pública, ou que perderam o prazo da matrícula e ainda os que precisam de transferência.

Para realizar a matrícula, o pai ou responsável pelo estudante precisa ir até a escola desejada e fazer o cadastro. Dúvidas sobre o processo podem ser tiradas pelo telefone: 3291-5955.


CORREÇÃO: Diferente do que foi informado anteriormente, a Prefeitura da Serra não decidiu que as aulas voltarão em março, mas prevê que o retorno aconteça nesta data. A matéria foi atualizada às 16h30 com as devidas correções.



Atualização (29 de janeiro de 2021, às 10 horas):

Após a publicação da matéria, a assessoria de imprensa do ex-prefeito, Audifax Barcelos, entrou em contato com o TEMPO NOVO afirmando que não concorda com o trecho sobre falta de assistência aos alunos na pandemia durante o ano passado.

Por isso, enviou uma nota onde afirma que de abril a junho, a gestão do ex-prefeito disponibilizou as atividades em uma plataforma on-line. De acordo com eles, “isso ajudou alunos e familiares a navegarem com facilidade pelas sugestões de atividades escolares, leituras, jogos pedagógicos, áudio books e vídeos com dicas para toda a família”.

“A partir de julho, as atividades passaram a ser distribuídas de modo impresso para que todos os estudantes tivessem acesso. Em novembro, foram distribuídos mais de 110 mil cadernos com atividades pedagógicas, com o objetivo de ajudar o aluno a acumular carga horária para fechar o ano letivo de 2020”, diz o texto.

É importante lembrar que a reclamação de falta de assistência durante a pandemia aos alunos da Serra foi feita diversas vezes por pais, responsáveis e professores, que entraram em contato com o TN durante o ano passado. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

3 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

4 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

4 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

4 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

5 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

5 horas atrás