Categories: Mestre Álvaro

Uma pulga atrás da orelha

Por Eci Scardini

A pesquisa de intenção de voto realizada pela Futura e publicada em A Gazeta no último domingo (13) era ansiosamente aguardada pelo mercado político para ter noção do tamanho dos pré-candidatos à prefeitura da Serra nesta altura do campeonato. Para quem está na frente, a pesquisa reflete a realidade. Quem não foi bem, tende a achar que possa ter havido algum tipo de contaminação do resultado e fica com uma pulga atrás da orelha.

Com ou sem razão, os que questionam a credibilidade das pesquisas eleitorais no Espírito Santo lembram que esse é um assunto emblemático, chegando ao ponto de quase virar caso de polícia, devido à discrepância dos números com o resultado das urnas em pleitos recentes. Em 2012, uma pesquisa apontava vitória de Luiz Paulo no primeiro turno em Vitória, além de empate técnico entre Audifax e Vidigal, também na eleição daquele ano.

Aqui é o seguinte: se você foge da Futura, cai na Enquete; e se foge da Enquete, cai na Futura. Praticamente não há opções. A Futura tem forte ligação com A Gazeta e a Enquete com A Tribuna. Não é de hoje que protagonistas da política e de outros segmentos organizados e de instituições desconfiam da mão forte do governador Paulo Hartung (PMDB) dentro da Futura e de A Gazeta; assim como suspeitam de maior alinhamento dos principais prefeitos com A Tribuna/Enquete.

Assim, todo e qualquer resultado de pesquisa é visto com algumas ressalvas. É público e notório também que o governador, grande estrategista que é, acompanha de perto o desenrolar de toda a movimentação política nas principais cidades, visando sempre buscar o resultado que ele considera melhor. Assim como foi surpresa o deputado estadual Amaro Neto aparecer em segundo lugar na pesquisa de Vitória, causou espanto a grande diferença entre Vidigal e Audifax, na estimulada, bem como a baixa rejeição de Vidigal.

Entre o estímulo e a espontaneidade

A pesquisa da Serra, no quesito estimulada, agradou ao deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que apareceu com 41,3% das intenções de votos, contra 22% do prefeito Audifax Barcelos (Rede), que busca a reeleição. E deixou o ex-deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) com 7,3%; o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) com 6,3% e o deputado federal Givaldo Vieira (PT) com 3,3%. O sindicalista Osvaldino Luiz Marinho, pré-candidato pelo PRTB,  não foi citado.

Já no quesito espontâneo, quem ficou satisfeito foi Audifax Barcelos, com 20,5% das intenções de votos, que mesmo estando abaixo de Vidigal (24%), cresceu significativamente com relação à pesquisa realizada e divulgada um ano atrás. Nesse quesito Bruno aparece em terceiro com 1,8% das intenções e Vandinho com 1,3%.

O que se nota também na divulgação dos resultados é que os mesmos vêm ocupando menos espaços no jornal do que nas edições anteriores. Foram duas páginas da edição, enquanto em períodos pré-eleitorais de anos anteriores chegavam a um número maior; talvez em função da economia de papel, que é um dos insumos mais caros para uma empresa jornalística.

Com essa redução de espaço, as informações ficam mais condensadas e o leitor perde conteúdo, como o de outros candidatos aleatoriamente citados por entrevistados, faixa etária, classe social dos ouvidos, entre outros dados importantes para formação de opinião.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Corpo é encontrado em fazenda na Serra

Um corpo foi encontrado na porteira de uma fazenda localizada às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro…

5 horas atrás

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

9 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

13 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

14 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

2 dias atrás