Categories: Sem categoria

Um ponto de partida

Em realização conjunta da Academia de Letras e Artes da Serra (Aleas) e Conselho de Cultura começa na segunda, dia 24/8, e segue até sexta-feira, 28/8, a Semana do Artista. A programação reúne várias expressões culturais como literatura, música, dança, artes plásticas e cine vídeo, e será desenvolvida nas dependências da Câmara Municipal. Fechando a Semana, uma sessão solene em comemoração aos 22 anos de fundação da Aleas. O evento tem por objetivo comemorar o Dia do Artista lembrado pelos artistas de todo o Brasil no dia 24/8, em homenagem ao ator e diretor João Caetano, um ícone do teatro brasileiro.

Na condição de militante da cultura torço para que o evento sirva também para lançar luzes às questões de fundo de uma área que não tem recebido a merecida atenção do poder público. Uma cidade com cerca de meio milhão de habitantes, com uma vasta – e por vezes incubada – perspectiva de produção cultural não pode continuar sem um espaço decente que possibilite aos artistas de todos os níveis mostrarem sua arte a uma população cada vez exigente por melhores condições de vida. Um teatro ou um grande centro cultural é o mínimo a ser feito.

E à cultura cabe o papel de auxiliar no processo de desenvolvimento imaterial da sociedade onde esteja inserida. É necessária a expansão do número de bibliotecas públicas (são tão poucas a contar nos dedos de uma mão…), pois estamos perdendo para pequenas cidades do interior num quesito tão importante.

Passou da hora da Serra contar com uma secretaria de Cultura. Em eventos noutras cidades próximas, o artista serrano é motivo de chacota pela falta de apoio público à sua produção ou mesmo para realização de uma simples feira literária. Que a Semana do Artista sirva como ponto de partida para uma postura nova. A Serra cresceu.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

19 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

24 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

24 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás