Categories: Mestre Álvaro

Um ano depois do Serra Ambiental

Há pouco mais de um ano, a gestão do esgoto sanitário no município é feita pelo consórcio privado Serra Ambiental, composto pelas empresas mineiras Sonel, Arterpa e Mauá Participações. Anunciada com pompa por governo do Estado e município como uma ação de vanguarda, justamente por ser a primeira Parceria Público Privada (PPP) de saneamento no ES, foi vendida como a solução para a baixa abrangência das redes de coleta; para a má qualidade do tratamento do esgoto e do recapeamento asfáltico das ruas pós-obras.

A PPP está sob a supervisão da Cesan, que recebe a taxa de esgoto na conta de água cobrada ao consumidor e repassa o dinheiro para o Serra Ambiental. Em contrapartida, o consórcio faz investimentos para ampliar a abrangência e melhorar a qualidade do serviço.

Até agora as melhorias prometidas não se fizeram sentir.  Rios e lagoas do município seguem imundos. Reclamações sobre recapeamentos pós-obras de saneamento não cessaram. E pegou mal para a cidade as informações divulgadas na mídia estadual de que o esgoto saído de bairros da Serra contribuem com a poluição da praia de Camburi.

Nas praias da Serra há pelo menos sete pontos em que não dá para tomar banho por causa da poluição por esgoto. É o mesmo cenário de um ano atrás, isso se a situação não piorou. É legítimo que um grupo privado obtenha lucro com uma atividade essencial para a sociedade. Mais do que isto, é fundamental para que o negócio avance e todos saiam ganhando.

Mas, se esse lucro vem e a contrapartida é, no mínimo, duvidosa, vira mais um escárnio contra os capixabas. Não dá para falar que é este o caso do Serra Ambiental, mas os sinais até agora também não garantem que se afirme o contrário. O cidadão do ES já está escaldado com outras duas concessões de retorno questionável: a da Rodovia do Sol/Terceira Ponte e a da BR 101.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

1 hora atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

2 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

3 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

3 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

3 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

4 horas atrás