Categories: Meio Ambiente

Turfa volta a pegar fogo na Serra e fumaça inferniza moradores

Incêndio ocorrido em maio de 2016 que geou graves problemas para a saúde pública. Foto: Bruno Lyra/ Arquivo TN / 12 de Maio de 2016

Além do supercalor, do pó preto e outras fontes de poluição, o morador da Grande Vitória está sofrendo com outra vizinha indesejada: a fumaça do incêndio na turfa do entorno do Mestre Álvaro.

O Corpo de Bombeiros confirmou na manhã desta terça feira (26) que a fumaça sentida em vários bairros da Serra e também de outros municípios da Grande Vitória é de incêndio na turfa. O fogo teria começado na região de Cantinho do Céu, que é vizinho a Jardim Tropical, na Serra.

Assessoria de imprensa da corporação disse que os Bombeiros estiveram no local às 7h. “Houve um princípio de incêndio, porém controlado pela guarnição da Corporação, que ainda realiza os trabalhos de checagem no local”, disse a assessoria por volta das 11h. 

O incêndio na turfa é difícil de combater. O solo de turfa é formado por vegetação em decomposição e normalmente fica molhado por se tratar de área brejosa. Mas com a falta de chuva resseca e fica sujeito à combustão, que no caso do entorno do Mestre Álvaro é deflagrada após incêndios, intencionais ou não, na vegetação da superfície ou mesmo em resíduos sólidos descartados de forma irregular.  

A combustão na turfa ocorre debaixo da terra e emite muito enxofre, o que agrava problemas respiratórios da população. Os incêndios na turfa viraram problema de saúde pública durante a superseca que atingiu o ES entre 2015 e 2016.

 No período, houve incêndio que demorou até três meses para ser extinto, sendo preciso abertura de canais de esgoto para inundação da baixada no entorno do Mestre Álvaro, aplicação de água de reúso (de estação de tratamento de esgoto da Cesan) e ajuda da chuva, em operação complexa que envolveu Bombeiros, Defesa Civil e até empresas privadas.

Durante os longos incêndios houve aumento da incidência de doenças respiratórias na população do entorno.    

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás