Categories: Notícias

TSE abre prazo para transexuais e travestis registrarem nome social no título de eleitor

Eleitores transexuais e travestis têm o prazo de 3 de abril a 9 de maio para solicitar a inclusão de seu nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018 e atualizar sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. A opção pela autoidentificação foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão administrativa realizada no dia 1º de março deste ano.

No último dia 22, o tribunal decidiu também que transexuais e travestis podem solicitar a emissão de título de eleitor com seu nome social.

A inclusão do nome social e a atualização da identidade de gênero podem ser feitas no cartório ou posto de atendimento que atenda à zona eleitoral do interessado. Basta apresentar um documento de identificação com foto no ato da solicitação. Quem optar pela autodeclaração de nome e gênero até 9 de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral, poderá votar nas Eleições 2018 com seu nome social consignado no título de eleitor e também no cadastro da urna eletrônica e caderno de votação.

Já o reconhecimento da identidade de gênero é importante, sobretudo, para os transexuais e travestis que planejam se candidatar. Embora não seja impressa no título, a informação será levada em conta para o cálculo dos percentuais mínimos e máximos de gênero no pleito deste ano, de acordo com a legislação eleitoral.

Além de garantir a identificação desejada, o nome social visa assegurar tratamento digno ao eleitor. O nome registrado pelo cidadão constará também das folhas de votação e dos terminais dos mesários nas seções eleitorais, de modo a favorecer uma abordagem adequada à individualidade do eleitor.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

8 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

41 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

1 hora atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás