Categories: Meio Ambiente

Trilhas de motos estão proibidas no Mestre Álvaro

As placas foram instaladas no último dia 1 de setembro. Foto: Edson Reis

Está proibida a prática do motocross na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro. As placas indicando a proibição foram instaladas na última sexta-feira (1) nas entradas da Apa, na região da Serra-sede.

A ação contou com participação do município e dos ambientalistas serranos das ongs Amigos do Mestre Álvaro, Instituto Mestre Álvaro e Movimento Ambiental.

A prática do motocross na área de preservação era uma queixa antiga de ativistas.

Do Amigos do Mestre Álvaro, Junior Nass comemora a proibição. “Vai acabar com a degradação. A presença das motos espanta os animais, fora o perigo de incêndio”.

O ativista Edson Reis, do Instituto Mestre Álvaro, disse que não é contra as motos de trilhas. “Mas na Apa do Mestre Álvaro não dá para fazer. Não só por conta da erosão, mas pelos bichos que se assustam e tem que sair do seu local por conta do barulho das motos”.

O motociclista Marcos Alexandre Dalvi Quintaes que já fez trilha no Mestre Álvaro concorda com a proibição. “Já não faço trilha no monte há muitos anos. Desde que começou a campanha de proteção ao Mestre eu parei. É uma área de proteção e percebi que tem que ser protegido e as motos de certa forma estragam mesmo o local. Toda atividade de esporte e diversão deve ser realizada com consciência e educação, tudo que é organizado dá certo. Como estas trilhas são feitas sem nenhuma ordenação sou contra”.

A Prefeitura da Serra disse que irá endurecer a fiscalização junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. Se alguém flagrar motocicletas na região basta denunciar para a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321. A equipe tem que ser acionada no momento em que a ocorrência estiver em curso para autuação e multa.

Paralela a medida um projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores pedindo a proibição definitiva da prática de trilhas na APA. O autor do projeto que já foi lido e aprovado é o vereador Aecio Leite (PT). Agora o próximo passo é o prefeito Audifax Barcelos sancionar a lei.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

16 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

17 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

17 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

18 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

20 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

20 horas atrás