Política

Três vereadores deixam partidos de Pablo Muribeca e se unem a Audifax

Audifax e Pablo devem se enfrentar nas urnas este ano. Foto: Divulgação

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do prazo de filiações partidárias, o meio político da Serra está agitado com a troca de pré-candidatos. Até o momento, o mais prejudicado é a pré-candidatura a prefeito da Serra, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que está amargando a saída de ex-aliados do seu grupo de apoio.

Esse movimento de dispersão da chapa do Republicanos e dos partidos satélites associados a ele tem beneficiado especialmente o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), que, de uma hora para outra, recebeu o apoio dos vereadores Anderson Muniz, Professor Alex Bulhões e Professor Artur Costa, que deixaram seus partidos para se filiarem a siglas aliadas de Audifax.

Segundo Anderson, a mudança foi feita após uma reflexão sobre o cenário político local. “Tomei essa decisão após refletir e chegar à conclusão de que é muito importante caminhar com Audifax Barcelos. Primeiro, porque temos uma história juntos; segundo, ele tem um currículo que inclui as principais obras da cidade; e o momento político do Brasil exige de nós, homens públicos, equilíbrio e responsabilidade com a coisa pública. Respeito o Pablo, tenho consideração pela pessoa, mas minha opção é pela responsabilidade com a coisa pública”, justificou.

Outro que comentou as razões para deixar o palanque de Pablo foi Alex Bulhões, que aponta a experiência como um dos requisitos para gerir uma cidade como a Serra.

“Minha decisão de caminhar com Audifax Barcelos nas eleições de 2024 baseou-se na sua história de trabalho na Serra. A maior cidade do Espírito Santo precisa de um gestor público experiente, que tenha equilíbrio e, acima de tudo, o conhecimento necessário para lidar com as adversidades políticas e econômicas que sempre surgem. Essas são credenciais que, na minha avaliação, revelam-se fundamentais no cenário político atual.

Além disso, espero que o debate seja pautado pelo respeito e pela pluralidade de ideias, priorizando sempre os desafios da Serra. Afinal, o que a população precisa, mais do que nunca, é de pessoas comprometidas com o interesse público e o desenvolvimento social da cidade”, explicou.

Artur Costa se filiou ao PP na última segunda-feira (25), explicando sua decisão: “Minha parceria com Audifax não é recente; caminhamos juntos na campanha para governador e sempre mantivemos um bom diálogo. A tendência é que continuemos juntos este ano. Hoje, Audifax está em um partido mais à direita, o PP, o que me aproximou ainda mais do seu projeto político”, comentou.

O ex-prefeito Audifax Barcelos disse que recebe com alegria a chegada dos parlamentares à sua pré-campanha. “Recebi com muita alegria, isso fortalece muito o projeto e vai contribuir muito para o futuro. Sao jovens importantes, fazem um trabalho na Câmara com muita ética e seriedade e tenho certeza de vão contribuir muito para o progresso da cidade”, disse o pré-candidato.

Não é apenas Audifax que tem intensificado suas ações para desarticular Muribeca. Weverson Meireles (PDT), escolhido pelo prefeito Sergio Vidigal como pré-candidato a prefeito, também tem sido um fator expressivo nesse tabuleiro pré-eleitoral. Há especulações de que outros pré-candidatos do Republicanos e PSD migrem para siglas próximas ao PDT.

Entre as análises que explicam esse movimento está a tentativa do PDT e do PP de desestruturar a base de militantes em torno de Pablo, para torná-lo mais vulnerável durante a eleição. Além disso, a filiação do ex-presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira, ao Republicanos foi vista como um movimento equivocado, pois pode ter causado desconforto entre os já filiados ao partido de Pablo.

O prazo para concluir essa etapa termina no dia 6 de abril. Após essa data, quem mudar de partido ficará impedido de disputar a eleição. Em seguida, começa a fase de pré-campanha eleitoral e articulações partidárias, que se estende até o início de agosto, quando as convenções decidirão quem efetivamente disputará o pleito.

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Vereador comemora sucesso de livro sobre história de superação

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, o vereador Saulinho da Academia (PDT) prepara novo evento…

15 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

16 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

16 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

17 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

17 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

17 horas atrás