Notícias

Três comerciantes são presos por vender cigarros eletrônicos na Serra

A operação aconteceu na Serra. Crédito: Divulgação

Durante uma operação da Polícia Civil realizada na Serra, três comerciantes acabaram sendo presos por venda de cigarros eletrônicos na cidade – o que é proibido desde 2009. Além da prisão, um vasto material foi apreendido durante o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão.

A operação foi realizada nos bairros André Carloni, Novo Horizonte, Parque Residencial Laranjeiras e Vista da Serra. Além do 10º Distrito, também participaram da ação os policiais dos 12° e 13° Distritos de Polícia da Serra e da 3ª Delegacia Regional da Serra.

No total, foram apreendidos 108 cigarros eletrônicos, 185 essências para cigarros eletrônicos e 14 acessórios para cigarros eletrônicos.

O titular do 10º Distrito Policial da Serra, delegado Josafá Silva, informou que a operação foi importante para desestimular a comercialização do produto.

“Os três detidos, proprietários de estabelecimentos comerciais, foram autuados em flagrante pelo crime contra a ordem econômica e as relações de consumo, previsto no artigo 7°, inciso IX, da Lei 8.137/1990. Os conduzidos foram autuados na forma culposa, sendo arbitrada fiança que foi devidamente paga e assim eles foram postos em liberdade. Em dos locais, nada de ilícito foi encontrado”, disse o delegado.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Outras operações

No dia 05 de agosto, a Polícia Civil do Espírito Santo deflagrou a “Operação Vapor”, com o objetivo combater a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e outros acessórios para o dispositivo. A operação foi empreendida em diversos estabelecimentos comerciais dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari.

Durante a operação, três pessoas foram presas e mais de 2 mil unidades de cigarros eletrônicos foram apreendidas. Além do dispositivo, também foram apreendidas 677 essências para cigarros eletrônicos, 263 componentes de cigarro eletrônico, 500 gramas de ácido bórico e mais de 400 mil unidades de pinos vazios.

No dia 25 de julho, a equipe da Delegacia de Polícia de Jaguaré prendeu um homem de 40 anos, no Centro de Jaguaré. O suspeito tem um comércio no município e estava vendendo ilegalmente cigarros eletrônicos e vapers.

Comercialização de cigarros eletrônicos é proibida desde 2009

A comercialização de cigarros eletrônicos e respectivos dispositivos é proibida no Brasil desde 2009, conforme a Resolução (RDC nº 46/2009), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após tomar ciência da comercialização ilegal desses produtos, a Polícia Civil do Espírito Santo deu início a um trabalho de investigação para o levantamento de pontos comerciais onde os dispositivos e outros componentes estavam sendo vendidos.

Durante a coletiva de imprensa da “Operação Vapor”, realizada no dia 11 de agosto, o médico legista Cássio Laiber disse que o pulmão de uma pessoa que faz o uso de cigarro eletrônico se assemelha ao pulmão de uma pessoa que foi infectada com o vírus da Covid-19.

“O vape foi inventado para evitar os efeitos colaterais do alcatrão e do CO2. Porém, durante os estudos, foi identificada nos usuários a pneumonia lipóide, que dificulta a troca gasosa entre o pulmão e o sangue. O raio X de um pulmão com pneumonia lipoide é muito similar ao pulmão de quem já teve Covid-19”, comentou o médico.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dengue pode deixar sequelas no corpo, entenda quais são

JULIANA MATIAS O Brasil já registra mais de 4,8 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados do…

11 horas atrás

Polícia Civil detém jovens suspeitos de roubo de veículo na Serra

Na última sexta-feira, a Polícia Civil deteve dois homens, de 23 e 19 anos, suspeitos de roubar um carro, um…

12 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra reduzem em mais de 30% pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo, a Serra registrou redução no número de acidentes com mortes nas vias que cortam a cidade.…

12 horas atrás

Desenrola Brasil para pessoa física termina nesta segunda (20); veja como negociar dívida

  LARYSSA TORATTI Consumidores inadimplentes que desejam renegociar dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil precisam ficar atentos ao prazo,…

13 horas atrás

Casagrande está no auge da sua vida pública e é hegemônico dentro das linhas da democracia

Em 2010, Renato Casagrande (PSB) foi eleito governador do Espírito Santo pela primeira vez, vencendo a disputa no primeiro turno…

13 horas atrás