Categories: Economia

Trem passa na Serra, mas dinheiro vai para Vitória

 

Duas composições, uma no sentido Porto e outra no sentido Minas, passando simultaneamente no bairro Central Carapina: tráfego intenso 24h por dia. Foto: Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

Apesar do ISS das operações do porto de Praia Mole ir todo para Vitória, é a Serra que fica com o impacto dos trens que movimentam as cargas do porto.  Isso porque, matérias primas e produtos das empresas que operam em Praia Mole são transportados pela Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) que atravessa os bairros São Geraldo, Rosário de Fátima, Diamantina, Carapina Grande e Central Carapina.

Entre os dois últimos há uma passarela de pedestres sobre e recebem os maiores impactos, já que as casas ficam bem próximas à via. Dentre eles, o barulho dos trens e o pó preto.

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Central Carapina, Uanderson Moreira, há cinco anos a via férrea – que permite a passagem de até três comboios simultâneos – foi cercada e passou a ter seguranças. “Antes havia muito atropelamento. Teve um jovem que perdeu as duas pernas, também uma criança de sete anos que teve os braços amputados”, conta.

 Outros moradores relataram tentativas de suicídio, com pessoas se jogando da passarela – que no vão central tem cerca de 15m de altura. E atropelamentos de animais grandes, como burros, cavalos e éguas. No final do ano passado a estrutura foi reformada pela Vale, que gere a ferrovia. A empresa também instalou mais grades na estrutura.    

A ferrovia leva produtos também ao porto de Tubarão, que assim como Praia Mole gera paga todo ISS para Vitória. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pela ferrovia a Vale transporta minério de ferro e ferro gusa; a ArcelorMittal produtos siderúrgicos, carvão, minério de ferro, coque e antracito; a Usiminas produtos siderúrgicos e sucata; e a Gerdau produtos siderúrgicos, carvão, minério de ferro e antracito. Ainda passam pela via adubos, fertilizantes e combustíveis.

Arcelor, Gerdau e Usiminas operam o porto de Praia Mole, que é responsável por exportar metade do aço produzido no país.

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

13 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás