Saúde

Transformação digital chega à saúde e instala-se no dia a dia da população

Médicos e pacientes já se acostumaram a lidar com a telemedicina, que cresceu bastante durante 2020 e 2021. Foto: Divulgação

Dois anos de pandemia e já é possível observar que muitas das mudanças necessárias para nos adaptarmos ao cenário estão sendo incorporadas ao cotidiano da população. Muitos médicos e pacientes já se acostumaram a lidar com a telemedicina, que cresceu bastante durante 2020 e 2021. De acordo com o estudo Panorama das Clínicas e Hospitais, realizado pela Doctoralia em parceria com TuoTempo, 63% dos centros médicos estão oferecendo atendimento por telemedicina.

“Muito da tecnologia que parecia distante e inacessível se transformou rapidamente em realidade. A transformação digital instalou-se de vez em nossas rotinas, impactando todos os setores da sociedade. Na saúde, aplicativos foram atualizados com a telemedicina, foram adotadas visitas virtuais, boletim médico virtual, teletriagem, acompanhamento remoto de pacientes crônicos e gestantes, dentre outros serviços”, detalha o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

Na cooperativa, por exemplo, as teleconsultas implantadas no começo da pandemia já alcançam quase 120 mil atendimentos. O serviço tem sido reforçado continuamente com mais médicos, que são capacitados especialmente para atuar com a telemedicina. As consultas virtuais oferecem comodidade para o paciente, que não precisa sair de casa para ter o atendimento médico.

Exames passaram a ser autorizados automaticamente com o uso de Inteligência Artificial (IA) na Unimed Vitória. O uso de IA também chegou à saúde pública com o aplicativo Conecte SUS, que modernizou a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde. A tecnologia se consolida a cada dia como aliada para monitoramento da saúde da população.

De acordo com informações do Distrito, maior comunidade independente de startups do Brasil, só em 2021 foram investidos mais de US$ 41 milhões em startups de inteligência artificial no país. O desenvolvimento de novas tecnologias em busca de melhor precisão dos diagnósticos e tratamentos está contribuindo para a evolução desse mercado em todo o globo.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 hora atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

2 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

2 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

24 horas atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás