Categories: Notícias

“Tranquei faculdade e larguei emprego por causa do stress”

André Corres Vaz mudou radicalmente sua vida: agora trabalha em casa, vendendo bolo e torta no pote e consegue ficar mais tempo com o filho. Foto: Edson Reis

Por Clarice Poltronieri

“Estou estressado”. Essa frase é um “lugar-comum” nos dias de hoje. Mas quando o stress é para valer, é preciso ter alguns cuidados para o quadro não se agravar e, às vezes, até mudar de vida.

André Corres Vaz, de Morada de Laranjeiras, de apenas 24 anos, deixou de vender cursos de comércio exterior para produzir bolos e tortas no pote com sua esposa. Isso por causa de stress, cujo ápice foi em uma crise há uns dois meses.

“Trabalhava de dia e estudava à noite. Havia pressão e cobrança excessiva, além até do expediente. Engordei 20kg e comecei a ter tremedeira e falta de ar. Passei a supervisionar e treinar funcionários, além de vender. Um dia passei mal na empresa e fui de ônibus, onde tive uma convulsão, para o hospital. A pressão foi a 25 por 15 e tive confusão mental. Peguei um atestado de 17 dias, mas decidi me demitir”, relata.

Após a crise, a mudança de vida. “Frequento neuro, cardiologista e psiquiatra. Fico mais com meu filho. Tranquei a faculdade e agora relaxo dando uma volta de bike e já perdi 4 kg. Agora trabalho em casa”, diz.

Para Everson Guilherme Teixeira Rodrigues, de Colina de Laranjeiras, que trabalha com sonorização de festas e eventos, a pressão é intensa. “Lido com o sonho dos outros, então a pressão é forte. Além disso, perco muitas horas de sono, pois trabalho à noite. Hoje faço acompanhamento com neuro, pois tive desgaste de neurônios, síndrome do pânico e ansiedade. Uso medicação e a pescaria para relaxar”, conta.

A psicóloga Emelini Sperandio, do hospital Metropolitano, explica o que acontece. “O organismo mostra que não vai bem. Tensão muscular; alteração de sono, pressão arterial e humor; mudança de apetite; dificuldades de concentração; alteração de memória e atenção podem indicar stress. E ele pode causar ou agravar outras doenças”.

Quando esses sintomas aparecem, é preciso rever a vida e tentar mudar o que causa a tensão. “Dormir bem; cuidar da saúde; adotar uma alimentação mais saudável; fazer atividades físicas que dão prazer e ter lazer são atitudes simples que amenizam e evitam o stress”, ensina.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás