Categories: Divirta-se na Serra

Tradição do dominó reúne gerações na Serra-sede

Os encontros acontecem na Praça Almirante Tamandaré, de segunda a sábado a partir das 14h. Quer jogar? É só chegar! A galera de lá é pura receptividade

Marcelino e Orlando fazem parte da velha guarda do dominó da Serra-sede. Foto Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Uma tradição na Serra-sede mobiliza gerações há mais de trinta anos. Trata-se das partidas de dominó que reúnem diariamente praticantes na praça Almirante Tamandaré, onde também está fixada a estátua de Chico Prego, herói da Insurreição do Queimado.

De segunda a sábado, às tardes, cerca de vinte homens se reúnem para jogar dominó, bater papo e passar o tempo. Boa parte são moradores da região da Sede e aposentados.

Um dos frequentadores é Marcelino Orlandi, de 87 anos. Ele mora na Serra-sede há cinquenta anos e joga dominó com os amigos há trinta. “Venho para cá porque tenho amigos, conversamos, jogamos e passamos o tempo”, conta.

Mas também há os jovens, inclusive de outros municípios. Caso de Fernando Pin, de 35 anos. Ele é morador de Jardim Camburi, mas trabalha com transporte na Serra-sede há 9 anos. “Desde que comecei a trabalhar na Sede venho para a praça. É muito gostoso, passo o tempo enquanto espero dar a hora de pegar o pessoal”, revela.

Na ala da velha guarda também está Orlando Bragio, de 74 anos. Morador da região há quarenta anos, o animado aposentado diz que só falta o ‘compromisso’ se tiver algo muito importante para fazer. “Fora isso, estou aqui batendo cartão com meus amigos”, frisa.

Alma Lavada

Outro jovem que curte e aprende na convivência com os mais experientes é Giderlei Teixeira de Souza, de 29 anos. “Aqui é tudo na base da brincadeira. Não existem apostas, apenas uma confraternização entre amantes do dominó. A hora passa e saímos daqui totalmente de alma lavada, sem estresse”, pontua.

Se você quiser jogar com os profissionais do dominó da praça da Sede é só chegar, os esportistas estão por lá, de segunda a sábado, a partir das 14h.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

27 minutos atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

3 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

7 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

9 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

10 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

11 horas atrás