Categories: Política

Toque de recolher nos bares gera polêmica na Câmara

Gilmar Carlos (PT) e Aldair Xavier (PTB) criticam duramente
o projeto e defendem reforço na segurança pública

O projeto de Lei do Executivo que estabelece toque de recolher nos bares da Serra já encontra resistência na Câmara de Vereadores. Um deles é Gilmar Carlos (PT) que agendou para o próximo dia 26, às 18h, uma audiência pública para discutir o projeto, protocolado na câmara com o número 125/2014.

“A violência não é motivada pelo horário de funcionamento dos bares. A restrição dos horários vai resultar em desemprego, mas não vai resolver o problema da criminalidade no município”, disse o vereador.

O vereador Aldair Xavier (PTB) afirmou que se for para o plenário como está o texto do projeto, ele votará contra. “Entendo que a solução para o problema da violência não passa por aí, sem um trabalho integrado em outras áreas. Queremos saber quais são as outras propostas em paralelo, pois o município precisa de um projeto de segurança pública. O projeto não resolve nada e ainda vai criar mais um passivo para a população”, avaliou.

Nem mesmo o líder do governo na Casa, o vereador Bruno Lamas (PSB), defende o projeto. Ele se limitou a dizer que não tem “opinião sobre o assunto”. Outros vereadores evitam se pronunciar sobre o tema, alegando a necessidade
de avaliar melhor a proposta.

O projeto

O projeto proíbe o funcionamento de bares e casas noturnas após 1h e a reabertura dos estabelecimentos após às 6h. O prefeito Audifax Barcelos (PSB) defende que a medida vai reduzir a violência na cidade.

Os comerciantes que quiserem funcionar de 1h às 6h deverão atender uma série de rigorosas exigências, segundo o projeto, dentre elas tratamento acústico, contratação de segurança privada e instalação de câmeras de videomonitoramento. Além disso deverão solicitar um alvará especial.

No último dia 04 de agosto, o secretário de Defesa Social da Serra, Coronel Nylton Rodrigues, utilizou a Tribuna Livre da Câmara da Serra para defender a proposta. “Não estamos colocando a culpa nos bares pela violência, mas restringir o horário de funcionamento dos bares. Esta é uma das atitudes que, no meu modo de ver, não podemos abrir mão”, disse.

“Estúpida e ineficaz”

O presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Wettorazzo Calil, considera absurda a proposta. “ A proposta é estúpida e ineficaz, pois todos os bares, inclusive clandestinos, poderão
funcionar até meia noite e, após este horário, apenas os legalizados. Estabelecimento clandestino não cumpre lei e não vai cumprir esta. Este projeto é pernicioso para o setor e não vai resolver a violência”, assegurou.

Thiago Borges, proprietário do bar Rota 51, em Barcelona, disse que é necessário reforçar a segurança, não limitar horário para fechamento. Já o proprietário do bar Marco Zero, em Laranjeiras, disse que os bares que apresentam registros de violência não são os legalizados. “Bares de periferia, sem alvarás para funcionamento, podem gerar problemas à população”, destacou.

Um dos proprietários da boate Usina, em Laranjeiras, Edilson Lucas, disse que se a lei for aprovada promete acionar a justiça. “Não existe legislação que seja cumprida sem que haja regulamentação e nem fiscalização. Para que a proposta traga resultados, é preciso que o poder público municipal faça parcerias com o Governo do Estado, que tem o poder de polícia. É importante lembrar que a população menos favorecida necessita de entretenimento e lazer”, disse.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

7 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

9 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

13 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

15 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

16 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

17 horas atrás