Categories: Política

Todos os assentos de ônibus do Transcol serão prioritários no ES

Vale destacar que o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa vale apenas para ônibus intermunicipais, ou seja, aqueles coletivos que realizam viagens de uma cidade a outra

Projeto é de autoria do deputado Lorenzo Pazolini. Foto: Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei (PL) que obriga que todos os assentos dos ônibus intermunicipais – que fazem linha entre duas cidades – sejam prioritários. Na prática, isso significa que idosos, grávidas, pessoas com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar que um passageiro se levante para que ele possa seguir a viagem no assento que antes estava ocupado.

Vale destacar, que atualmente, os coletivos do sistema Transcol já contam com uma quantidade para os passageiros prioritários, com isso, caso todos os assentos estiverem ocupados e um passageiro com prioridade entrar, fica a critério dos outros usuários se irão ou não ceder o lugar para a pessoa.

O PL 263/2019 do deputado Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) obriga que todos os assentos sejam destinados para os passageiros preferenciais. Segundo a proposição, a determinação não obriga que os assentos sejam identificados. Basta que as orientações sejam informadas em cartazes de fácil visualização no interior dos veículos e nos terminais de ônibus.  O PL não prevê multas para o descumprimento da lei.

Para justificar o projeto, o delegado disse que “atualmente, os assentos preferenciais disponíveis nos veículos são limitados a poucas unidades e não são suficientes para atender àqueles que mais necessitam”. Ainda afirmou que o PL é para “promover a conscientização da população capixaba”.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, a matéria foi aprovada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Cidadania e de Finanças com relatoria do deputado Euclério Sampaio (sem partido) e em reunião da Comissão de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com o deputado Marcelo Santos (PDT) como relator.

Já no plenário, foi aprovada por unanimidade em votação simbólica. A lei agora segue para a sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás