Categories: Notícias

Todo cuidado é pouco para evitar afogamento

Os guarda-vidas Rodrigo e Juliano observam banhistas na praia do Barrote, em Jacaraípe, na última quinta (3). Foto: Fábio Barcelos

Os banhistas que estão aproveitando as praias da Serra para se refrescarem de todo este calorão e devem ficar atentos. Há pontos mais perigosos para banho. A cidade conta com 23 km de litoral e mesmo com a presença de guarda-vidas nos locais mais frequentados, é preciso atenção. Principalmente se a pessoa não conhece o local escolhido para se banhar. 

Segundo a Secretaria de Defesa Social do município, a região de Jacaraípe conta com dois locais que exigem mais atenção dos banhistas. Eles ficam nas imediações do Inter Hotel e Restaurante Berro D’Água. Em Nova Almeida, o local onde as pessoas devem tomar cuidado nas imediações do rio Reis Magos.

A Defesa Social acrescenta que outros dois pontos perigosos para os banhistas estão localizados na Lagoa de Carapebus e também em todo o trecho da praia de Carapebus.

O município conta atualmente com 98 guarda-vidas que contribuem para a segurança dos moradores e turistas que frequentam os balneários. Eles estão espalhados em 22 pontos nas praias de Bicanga, Carapebus, Jacaraípe, Manguinhos e Nova Almeida.

A Defesa Social recomenda que os banhistas aproveitem o mar próximo a esses pontos que contam com os profissionais. Comportamentos como evitar entrar no mar após a ingestão de bebida alcoólica ou refeições pesadas e tomar conta das crianças ajudam a prevenir acidentes e fazer com que as praias sejam espaços apenas para o lazer.

Outra orientação é que os banhistas evitem nadar nos pontos onde os rios deságuam, pois as correntes nesses locais costumam ser fortes. Os frequentadores das praias também podem perguntar aos guarda-vidas como são as condições do mar no local, se há correntes fortes, buracos ou pedras que possam oferecer riscos.

Para quem  encontrar alguma criança perdida a orientação é deixar com o guarda-vida mais próximo. A Prefeitura pede também que os pais fiquem atentos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

5 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

12 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

13 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

15 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

15 horas atrás