Categories: Notícias

TN tem novo colunista, com conteúdo dedicado a vida política e cultural da Serra

Odmar Péricles Nascimento é autor da coluna ‘Cidade, cultura e política’.

Desde antiguidade, povos que não mais nômades, organizaram povoados. Ou seja, conjunto de atividades capazes de garantir água e produção de alimentos, e relações de convívio e proteção mútua.

De povoado a vila, quer dizer, já num novo patamar de aglomeração com distintas ocupações produtivas e comerciais. E de vila à complexa e dependente rede de micro-relações, a cidade.

Antigas civilizações, egípcia, grega ou romana, se valeram desse fenômeno para se estabelecerem. Cidade pode ser definida como lugar onde o indivíduo adquire cidadania: com regramentos, obrigações & direitos, combinados, reconhecidos, tratados e convencionados em leis. E que transformam a existência de mero indivíduo em cidadão.

É na simbiose das relações citadinas (da cidade) que nascem as culturas: modos de vida, valores, filosofia, destaque dos aspectos ambientais, influências climáticas e naturais, vocações e talentos.

Cultura é esse conjunto de formas que se conservam e se perpetuam por gerações. E que distingue o falar, produzir, a culinária, modo de vestir-se, de expressar beleza, talento artístico, memória, etc.

Povos e nações, regiões e gerações, cultivaram e desenvolvem peculiares maneiras de conduzir vidas e relações, tornando-as unidades culturais distintas e reconhecidas.

De igual modo, foram as falhas eventuais, das micro e macro relações humanas nas sociedades, donde advieram necessidades de controle, julgo e gestão dos ambientes públicos.

Daí nasce a política: a administração da Polis (a cidade grega). Política é antes, meio e sistema para gerenciamento da cidade e suas complexas e interdependentes relações. E a fazer funcionar. Primeiro no trato do espaço público. E público é o que é comuns a todos, sem pertencimento exclusivo.

Segundo na promoção da cidadania, garantindo serviços essenciais à dinâmica da economia e do bem-estar social. Além de dirimir dúvidas, quando há partes em conflito. Política e cultura, duas faces da mesma cidade.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

5 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

5 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

21 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás