Categories: Meio Ambiente

Terminal degrada alagados e sítio histórico de Carapina

O Terminal Industrial da Serra fica às margens da Rodovia do Contorno, entre o sítio histórico de São João de Carapina e os alagados do Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

Localizado às margens da Rodovia do Contorno, o Terminal Industrial Multimodal da Serra (Tims) foi autuado e multado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra por degradar áreas de proteção histórica e ambiental na região.

A degradação é resultado de um aterro feito com rejeitos industriais e por corte de um morro. O aterro também foi embargado. A reportagem não conseguiu informação do dia exato em que foram feitas a autuação e o embargo.

Segundo o processo que corre no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas), uma das autuações foi porque o Terminal fez corte no morro onde fica localizado o sítio histórico de São João de Carapina, um dos mais antigos do Brasil, com mais de 400 anos.

No processo, consta que a autuação ocorreu pelo corte alterar um local protegido por lei em razão do seu valor paisagístico e arqueológico. O corte foi feito sem licença ambiental. Por isso, foi gerada uma multa de R$ 130 mil. Não há informação se houve embargo neste caso.

Já o aterro foi embargado pela Semma. No documento apresentado no Comdemas, a Semma argumenta que o aterro estava sendo feito com rejeitos siderúrgicos em área de preservação permanente, às margens de um curso d’água e também sem qualquer autorização ambiental. Vale lembrar que no local existem os alagados do Mestre Álvaro, área sensível e de biodiversidade elevada. Não há informação sobre multas nesse processo.

Tanto no processo do corte perto do sítio de São João de Carapina quanto no do aterro com escória siderúrgica em área de curso d’água, o Tims recorreu ao Município pedindo anulação das penalidades.

A Junta de Recursos Administrativos (JAR), no entanto, deu parecer favorável à manutenção das punições. Agora, os processos devem ser avaliados no Condemas. Isso estava previsto para acontecer na última terça-feira (5). Mas, segundo a secretária executiva do Comdemas, Graciely Pirovani, o relator responsável pelos processos não teve tempo hábil para analisá-los e o material só deve ser apreciado na próxima reunião do Conselho, prevista para o dia 17 de dezembro.

A reportagem procurou os responsáveis pelo Tims, que não retornaram as ligações.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás