Categories: Notícias

Terceirização divide patrões e empregados

 

Se for sancionada pelo presidente Temer, regra permitirá que todos as atividades possam ser terceirizadas no Brasil. Foto: Divulgação / Agência Brasil

Ayanne Karoline

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana a lei da terceirização, que regulamenta a prática e permite que as empresas terceirizem todas as funções, inclusive a atividade-fim, aquela para qual a empresa foi criada. A lei, que agora só depende de sanção presidencial, já divide empresários e trabalhadores.

Para o presidente da Associação dos Empresários da Serra (Ases), Remegildo Gava Milanez, a terceirização vai alavancar negócios. “Mas as empresas contratantes precisam cuidar do terceiro, fiscalizando se as leis trabalhistas estão sendo cumpridas.  As leis atuais engessam a relação empregador e empregado, pois foram feitas há muito tempo e estão obsoletas. Precisamos ter mais flexibilização para gerar empregos”. 

O empresário serrano Djalma Quintino Malta Filho, diretor da Dikma Facilities, diz que a terceirização permite que a empresa foque em sua atividade chave e é oportuna quando o serviço demandado exige uma qualificação maior, aumentando produtividade. Mas pondera a contratação. “É necessário selecionar parceiros que atuem de forma sinergética e que estejam alinhados com os objetivos da empresa. O que determina o sucesso á a competência do prestador de serviço e também da quem terceiriza”. 

Para o vice-presidente institucional da Findes em  Serra, José Carlos Zanotelli, a terceirização também gera praticidade.  “Por exemplo, numa parada para manutenção que demanda grande quantidade de mão de obra por pouco tempo, é mais produtivo contratar terceirizados. No comércio, onde movimento cresce nas sextas-feiras e sábados, a contratação terceirizada também é indicada. O mesmo caso em restaurantes, que têm mais fluxo à noite e finais de semana”.

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), Lúcio Dalla Bernardina, afirma que a medida traz tranquilidade jurídica aos empregadores e não acredita que ela vá contribuir para precarização do trabalho.

Opinião muito diferente tem o presidente da Central Única dos Trabalhadores no ES (CUT/ES), Jasseir Alves Fernandes. Para ele a nova regra trará mais exploração e menos direitos. “As empresas terceirizadas são as que mais geram acidentes, têm menores salários e maior rotatividade. Os trabalhadores serão jogados de um lado para o outro, ficando nas empresas por pouco tempo, sendo privados de 13º salário, jornada de trabalho, previdência, entre outros direitos”, argumenta. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás