Categories: Arquivo

Segunda-feira começa campanha de vacinação contra o HPV

Na Serra, a imunização acontecerá nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 7 às 17h

A novidade do calendário de vacinação é a inclusão da dose de reforço da vacina contra a meningite meningocócica C. Foto: Divulgação

Manter a caderneta de vacinação em dia é necessário para resguardar a saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Por isso, é importante ficar atento ao calendário das campanhas de imunização.

Segundo informações do Ministério da Saúde (MS) estão previstas para este ano cinco campanhas de vacinação para prevenção de até 17 doenças. A novidade fica por conta da dose de reforço contra meningite meningocócica tipo C para meninos e meninas com 09 anos de idade, e a vacinação de mulheres HIV positivas de 9 a 26 anos de idade contra o Papilomavírus Humano (HPV).

O calendário começa com a campanha de imunização contra o HPV, que causa câncer de colo de útero e outros, como câncer de vagina, vulva e ânus. A primeira dose da vacina será administrada durante campanha marcada para começar nesta segunda-feira (02) e a segunda dose será dada em setembro.

Além das meninas de 9 a 11 anos de idade, neste ano receberão a vacina mulheres HIV positivas na faixa etária de 9 a 26 anos.

Na Serra, a imunização acontecerá nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 7 às 17h.

Já a campanha de vacinação contra a gripe será realizada entre 25 de abril e 15 de maio, sendo o “Dia D” em 25 de abril. Já a campanha de multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças, e contra a paralisia infantil (pólio) será promovida entre 08 e 21 de agosto, com “Dia D” em 08 de agosto.

A novidade do calendário de vacinação é a inclusão da dose de reforço da vacina contra a meningite meningocócica C para crianças do sexo masculino e feminino na faixa etária de 09 anos.

Confira o cronograma

Vacinação HPV – 1ª etapa: a partir de 02 de março 

Público-alvo: meninas de 09 a 11 anos e meninas e mulheres HIV positivas de 9 a 26 anos de idade. Meninas menores de 14 anos que por algum motivo não receberam a primeira dose no ano passado também devem se vacinar este ano. O mesmo vale para as que não tomaram a segunda dose no ano passado ainda que já tenham completado 14 anos, elas devem receber a segunda dose.

Campanha de Influenza (gripe sazonal): 25 de abril a 15 de maio

Dia de Mobilização: 25 de abril

Público-alvo (sujeito à alteração): crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Campanha de Pólio e Multivacinação: 08 de agosto a 21 de agosto

Dia de Mobilização: 08 de agosto

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás