Categories: Sem categoria

Tempos de privação

Uma antiga máxima em latim já dizia “O homem é lobo do próprio homem”. Isso fica evidente ao observar o cotidiano da Serra, como nas queimadas, por exemplo.

As queimadas podem ser provocadas de várias maneiras, por um raio, ou o reflexo do sol em um vidro, mas a inaceitável é a provocada pelo homem, e infelizmente parece ser a mais comum.

Diariamente passamos por terrenos em que as pessoas colocaram fogo no lixo, em restos de poda ou simplesmente resolveram limpar o terreno com fogo.

Recentemente alguém colocou fogo no lixo de um terreno e o incêndio quase alcançou a Escola Municipal Amélia Loureiro Barroso em Capuba, Jacaraípe.

Como se já não bastassem as consequências ambientais, ainda poderia ter causado uma tragédia para várias famílias em um local que deveria ser sempre seguro, a escola.

As turfas no entorno do Mestre Álvaro voltaram a queimar e a seca é uma realidade, ainda assim os flagras de desperdício de água são constantes, as pessoas decidem usar mangueiras até mesmo para empurrar algumas folhas que facilmente seriam removidas com uma vassoura ou pá.

Na tentativa de ganhar tempo na limpeza ganhamos dias de seca e tragédia. Nossa percepção de tempo é realmente ilusória, pensamos que ganhamos tempo com práticas erradas, mas acabamos prolongando os dias de agonia para nós e para todos.

Vale a pena ganhar alguns minutos e perder o conforto de ter água e energia em abundância?

Um minuto de consciência pode salvar anos de privação, e os tempos de privação já chegaram, o que podemos fazer agora é não prolongá-los. Que não sejamos mais lobos, mas sim humanos, conscientes e racionais.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

3 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

4 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

4 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

5 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

6 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

7 horas atrás