Categories: Web TV

Igreja de São João de Carapina e Casarão misterioso

A Serra possui monumentos históricos com um grande valor cultural para o Brasil. E pensando em mostrar isso para moradores e turistas, o TEMPO NOVO lançou nesta semana, a websérie ‘Monumentos Históricos da Serra’. Os episódios, que serão postados semanalmente, sempre trarão um local da cidade, que muita das vezes é pouco conhecido pelos próprios residentes da cidade. Além disso, os vídeos estarão recheados de curiosidades, e é claro, muita história sobre o município.

Todo o roteiro dos episódios está sendo escrito com apoio de quem conhece a cidade, além de informações oficiais divulgadas pela Prefeitura da Serra. O principal foco da websérie é valorizar a cultura da cidade e mostrar o grande potencial turístico que existe na Serra. Os episódios sempre serão publicados, em primeira mão, na página oficial do jornal no Facebook.

“A Serra é cheia de histórias, mas infelizmente, muitos moradores não sabem e talvez nunca nem foram nesses locais. Por isso, todos os vídeos serão curtos e com uma explicação mais fácil, para que todos possam entender e querer conhecer esses locais”, destacou a repórter do TEMPO NOVO, Ana Paula Bonelli, que é a responsável pelo roteiro.

Casarão misterioso e igreja construída há mais de quatro séculos

O primeiro episódio do Monumentos Históricos da Serra foi gravado num dos patrimônios arquitetônicos mais antigos do Brasil. Trata-se da Igreja de São João Batista de Carapina que foi construída por jesuítas em 1584, no século XVI. Apesar dessa ser a data oficial da construção – inclusive o que está escrito na placa da capela – existem correntes na Serra que defendem outras datas para a possível construção.

Quem passa pela rodovia do Contorno de Vitória, na altura do TIMS consegue avistar a edificação. A herança deixada por padre Braz Lourenço, responsável pela construção, completa este ano 436 anos de existência e é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura dede 1984.

Apesar do potencial turístico e histórico o local não é aberto a visitação. A igreja abre somente aos domingos para celebrações e missas, mas esses eventos não estão acontecendo, no momento, por conta da pandemia causada pela Covid-19. Além da capela São João de Carapina, o Sítio Histórico de Carapina, que possui 42 mil metros quadrados, integra também as ruínas de um casarão da época e uma área de mata Atlântica.

Não existem arquivos históricos que informam quando o casarão foi construído, mas relatos indicam que famílias importantes moraram na construção.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás