Categories: Notícias

Telescópio de graça na Serra para ver chuva de meteoro

 Por Thainara Polito  

A iniciativa é do Observatório Astronômico da Ufes. Foto: Divulgação

Na noite desta terça(21) está prevista uma chuva de meteoros provocada pelo deslocamento do cometa Halley. Quem quiser observar o fenômeno na Serra vai ter uma boa oportunidade.

É que dois telescópios da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) serão instalados para a observação do fenômeno no estacionamento do Shopping Mestre Álvaro em Eurico Sales.

A observação vai começar às 20h e 30 e é gratuita. A ação faz parte do projeto Telescópio nos Bairros tocado pelo Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes e terá a supervisão de estudantes da instituição.

Uma delas é a graduando em Química, Luana Kiefer. Ela disse que a observação só não vai acontecer se estiver nublado ou chovendo na hora do fenômeno.

Os telescópios do GOA estão disponíveis para as escolas e comunidades da Grande Vitória e podem ser agendados pelo telefone 4009 – 7664. Além disso, o Observatório da Universidade Federal do ES pode ser visitado toda quinta-feira a partir das 19h30, na Quinta Astro, se o tempo não estiver nublado.

 

Halley

O cometa Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 76 anos. Em 1986, Halley passou e deixou seu rastro de poeira em sua órbita. Os cometas deixam um rastro de poeira cósmica enquanto se deslocam pelo Sistema Solar e agora a Terra se aproxima dessa região entre os dias 19 a 29 de outubro. A chuva de meteoros do cometa Harlley é parecida com uma chuva de estrelas cadentes.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás