Categories: Divirta-se na Serra

Teatro, música e poesia para festejar os 167 anos da Insurreição do Queimado

A peça ‘Chico Prego: um grito de liberdade’ será apresentada no sábado (19) na Serra-sede. Foto: Divulgação/Jéssica Subtil

No próximo sábado (19) a maior revolta de escravos que ocorreu no Espírito Santo, completa 167 anos de história. Trata-se da Insurreição do Queimado que ocorreu em 19 de março de 1849, no distrito de São José do Queimado, região rural da Serra. Para não deixar a data passar em branco, haverá ampla programação cultural para celebrar o marco.

Nesta terça-feira (15), às 19 horas, tem sarau poético na praça da Estátua de Chico Prego, na Serra-sede, com Suzi Nunes, Teodorico Boa Morte, Clério Borges e outros convidados.

Já na quarta (16), no mesmo horário e local acontece contação de história afro com Fábio Pererê.

Já na quinta-feira (17), tem Sessão Solene, na Câmara da Serra, na Serra-sede. O evento 167 Anos da Insurreição do Queimado, será às 18h30 e é uma proposição do vereador Gilmar (PT) e contará com apresentação de violão de Fábio do Carmo e poesia com Teodorico Boa Morte.

Já no sábado (19), a Praça da Igreja Matriz, na Serra-sede vai virar palco da encenação da peça teatral ‘Chico Prego: um grito de liberdade’.

O espetáculo conta a história da Insurreição do Queimado, liderada principalmente, por Elisário, João da Viúva e Francisco de São José, o “Chico Prego”. A peça recebeu o prêmio Myriam Muniz de Teatro, em 2014 pela Funarte – Ministério da Cultura e também em 2012 faturou o prêmio Circulação de Artes Cênicas pela Secult-ES.

O espetáculo impressiona com um belíssimo trabalho de corpo, com atores que cantam, dançam e representam. A plateia e os atores dividem a cena, e o espectador se sente, literalmente, dentro do espetáculo. Todos os espaços cênicos são aproveitados e a história é um contínuo fluxo, onde ninguém fica parado. A realização é da Cia Makuamba.

Celebração no Sítio Histórico

No domingo (20), tem celebração afro-ecumênica nas ruínas do Sítio Histórico do Queimado.

Tags: chico prego
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

8 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

9 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

9 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

10 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

11 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

12 horas atrás