Categories: Sem categoria

Teatralização da política

Nesta semana, enfim, houve o encontro pessoal entre o ex-presidente Lula e o juiz Sérgio Moro, na audiência ocorrida em Curitiba. Algo tão aguardado, como inútil tendo como perspectiva o resultado final da percepção social em relação ao caso.

Digo isso porque em termos processuais, na prática, nada será alterado. O ‘juízo’ do juiz já é conhecido: indiretamente ele já deu seu veredicto há um bom tempo, como já demonstrou em seus vazamentos seletivos, conduções coercitivas e tantas outras manifestações. Da mesma forma, também já são sabidos todos os argumentos do ex-presidente, em sua defesa.

Legalmente, a oitiva faz parte do procedimento de julgamento – acusação e ampla defesa – já que nesse caso Lula é réu. Contudo, por meio da mídia, esse depoimento (em termos de troca argumentativa) já tivesse ocorrido ao longo dos últimos dois anos. O juiz, inclusive, utilizou falas publicadas nos jornais em suas perguntas.

Dado o alto índice de envolvimento social – de ambos os lados – esse depoimento sem dúvida foi o que trouxe mais custos para a sociedade, sejam eles financeiros ou políticos. Os segundos, aliás, se espalham por todo o país.

Aqui no Espírito Santo tem duplo efeito: a desqualificação da Política (com ‘P’ maiúsculo) já debatida em outros artigos, bem como a dormência nos debates de temas essenciais. Assuntos como o aumento de roubos e furtos depois da greve da PM – perceptível a olhos nus – e estratégias de dinamização da economia, poluição do ar e das águas, carências nos postos de saúde e em hospitais dão lugar à inércia sociopolítica ou a outros assuntos.

É muito contraditório, pois ao mesmo tempo em que parte considerável da população demonstra saturação em relação à política tradicional, parece sonolento – no interior de um pesadelo social – na proposição de alternativas aos problemas sentidos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

20 minutos atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

17 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

23 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

24 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás