Amar é o Bicho

Tartarugas mortas na praia de Nova Almeida preocupam moradores

Nos últimos dias pelo menos seis tartarugas mortas apareceram na praia de Nova Almeida, na Serra e tem preocupado moradores do balneário.

A última aparição de um animal morto se deu no dia 25 de abril na orla de Nova Almeida, chegando em Marbella, mas não é somente neste ponto que o problema acontece.

“Essa tartaruga morta é coisa recorrente aqui. Temos reclamado muito dessa situação, são redes clandestinas que o pessoal coloca a menos de 50 metros da praia. Perigo tanto para o banhista, quanto para os animais e ninguém toma providência”, denuncia o morador de  Marbella, identificado apenas como Hudson. Segundo ele, a tartaruga deve ter ficado presa em alguma rede de pescador.

“Triste este cenário, vir dar uma volta na orla e ter que ver essa situação. Tem acontecido demais, tem que tomar uma providência. Isso não pode acontecer. Nossas tartarugas estão ameaçadas, estão em perigo”, afirma Fernanda Vieira.

Samuel Lourenço disse ainda que no mesmo dia uma tartaruga apareceu viva e foi devolvida ao mar. “Uma sobrevivente. Mas já ouvi casos de tartaruga que apareceu estrangulada. Deve ter cresceu com a alça da garrafa pet em volta do pescoço e como cresceu com aquilo morreu estrangulada”.

Outros moradores também reclamam da situação e contam que já foram vistas pelo menos seis mortas nos últimos sete dias. “Segunda ou terça-feira eu vi em alto mar, cinco ou sete navios em Jacaraípe. Porque até um tempo atrás não tinha e agora está tendo demais. Não sei se tem ligação, mas antes nós víamos isto por aqui”, disse Edmilson Ramos.

Por conta desses problemas, os moradores fizeram um vídeo que estão veiculando pelos grupos de redes socais da comunidade como objetivo de conscientizar as pessoas.

Sobre este assunto, o TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria de Meio Ambiente da Serra enviou uma equipe da fiscalização ambiental para averiguar a possível irregularidade e os animais não foram encontrados.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

5 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

11 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

13 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

14 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

15 horas atrás