Categories: Mestre Álvaro

Também quero ingresso grátis

Por Yuri Scardini

Esta causando polêmica na Serra, a lei 4.691 que dá aos profissionais da segurança gratuidade em eventos, shows e cinemas na Serra. O projeto de lei, de autoria do vereador Cabo Porto (PSB) foi aprovado por unanimidade pela Câmara em agosto, e virou lei após o prefeito Audifax Barcelos (Rede) perder o prazo para sancionar ou vetar o projeto. Com isso, a lei que foi promulgada já está valendo, e está causando preocupação entre os produtores de eventos na cidade.

Na prática eles se perguntam, afinal, quem vai pagar a conta? Este tipo de medida é controversa, e pode abrir precedente. Porto diz que a medida é para valorizar a categoria. É verdade que as policias precisam de valorização e são parte substancialmente importante da sociedade, carecem de atenção e respeito. Porém, há outras formas mais apropriadas e justas de promover valorização. Além disso, há de se relativizar que professores, médicos, empresários, e uma outra penca de categorias também precisam ser valorizadas.

A intenção do vereador é absolutamente louvável, só o formato escolhido que deixou a desejar. Se a moda pega, o que dizer para o médico e vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) que os médicos não podem entrar de graça, ou o gari e vereador Robson Miranda (PV) que os garis não podem entrar de graça. Ou até mesmo o enfermeiro e também vereador Basílio da Saúde (Pros), que enfermeiros não têm o direito de entrar nos eventos de graça.

Além disso, tem que considerar o caráter privado dos eventos. Qual a diferença para outros serviços ou mesmo produtos? Comprar um pão, fazer supermercado, colocar gasolina. Todos pagam impostos, empregam pessoas, produzem riquezas. Tem que se respeitar o princípio de isonomia.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

7 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

7 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

8 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

8 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

8 horas atrás