Categories: Mestre Álvaro

Tamanho político da Serra

Por Yuri Scardini

Olhando para o futuro, o que a Serra deve esperar das urnas para seus problemas? O município tem grandes carências e muitos projetos agarrados. A cidade precisa de representação, e aguarda que das urnas saiam eleitos figuras com DNA serrano. E são muitos os candidatos com possibilidade de vitória.

A se começar pela Assembleia Legislativa, que em 2014 elegeu um representante, e dessa vez a expectativa é de alçar 4 ou 5 deputados de domicílio eleitoral na Serra. Dar voz a cidade no parlamento capixaba pode redundar em mais atenção por parte do Governo do ES, para dar resolução a demandas micro, como por exemplo, uma calçada do Dório Silva que a pelo menos 5 anos a comunidade reivindica, ou projetos maiores como o Contorno de Jacaraípe que está paralisado a anos com risco de se tornar área de invasão. Ou mesmo dar resolução e questões emblemáticas, como a obra do colégio Aristóbulo em Laranjeiras que já custou R$ 10 milhões e agora foi demolido.

 Já olhando para a Câmara Federal, candidatos da Serra também se fazem presentes, como o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), a vice-prefeita Márcia Lamas (PSB) e o vereador Guto Lorenzoni (Rede), só para citar alguns. Espera-se que saiam ao menos dois representantes da Serra lá em Brasília. E com isso ajude a trazer investimentos realmente estruturantes, como o Contorno do Mestre Álvaro, a duplicação da BR-101 que a concessionária Eco-101 leva com a barriga, ou mesmo projetos com potencial de estabelecer um novo ciclo de desenvolvimento, como o aeroporto internacional de cargas.  

Carece a Serra uma presença de representantes no Senado Federal, e no Palácio Anchieta, apesar desse ano ter na corrida Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PSL), dois políticos com forte ligação na cidade.

Já olhando a posição da Serra na corrida presidencial, também não é das piores. Entre os candidatos com chances de vitória, temos Jair Bolsonaro (PSL) que tem Manato como uma perna local; Ciro Gomes (PDT) com Vidigal na Serra; Marina Silva (Rede) com o prefeito Audifax Barcelos; Geraldo Alckmin (PSDB) com Vandinho Leite, que é 1º secretário estadual do PSDB. Porém, falta um núcleo do PT local, que nos últimos anos perdeu força na Serra, mas a nível nacional pode retornar ao Governo com Fernando Haddad. Logo, é esperar para ver qual será o tamanho da cidade na política brasileira.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás