Categories: Economia

Suzano incorpora Fibria e agora  é dona de quase 9% da Serra

 

A fusão foi consolidada há pouco mais de um mês. Foto: Divulgação

A fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria Celulose foi consolidada há pouco mais de um mês, em 14 de janeiro. Com isso, 4.810 hectares de plantações de eucalipto e áreas de preservação que a Fibria tinha na Serra – o que dá cerca de 8,8% do território do município – passam para o controle da Suzano, nova marca criada.

O mesmo vale para a planta de fábrica de celulose branqueada de Aracruz e as plantações de eucalipto em 19 municípios do Espírito Santo, além do sul da Bahia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Suzano/Fibria, na Serra a área de plantio da empresa é de 2,44 mil hectares, correspondendo a 2,2% do total de eucaliptos plantados no estado com o fim de produção de celulose. Disse que a Suzano/Fibria também possui 2,37 mil hectares na cidade de áreas de conservação (matas preservadas).

Questionada se a fusão implicaria mudanças na política de negócios da empresa, a Suzano disse que por enquanto não havia nenhum plano.

À época da fusão, foi divulgado que a operação torna a Suzano líder mundial na produção em celulose de mercado (pasta de celulose), além de maior companhia do agronegócio brasileiro. A partir de agora os acionistas da Suzano detêm 46,4% do controle da empresa, e os acionistas da Votorantim (empresa que havia comprado a Aracruz Celulose e a transformado em Fibria) ficam com 5,6% das ações.

Para efetivar a fusão, a Suzano Papel e Celulose pagou R$ 27,8 bilhões aos acionistas da Fibria Celulose. Em seu site, a Suzano diz que gera no Brasil 37 mil empregos diretos e indiretos; possui 11 unidades industriais; exporta R$ 26 bilhões por ano, atendendo a 86 países com 11 milhões de toneladas de celulose.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

5 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

11 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

12 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

24 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás