Categories: Política

Suspensão de ações do caixa dois simples pode beneficiar prefeito Audifax

O prefeito Audifax. Foto: Arquivo TN

A possibilidade de oferecer a políticos acusados exclusivamente de caixa dois, sem vínculos com esquemas de corrupção citados na Operação Lava Jato, a suspensão condicional do processo tem rebatimentos diretos em algumas autoridades capixabas, entre elas o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede). Ele teve seu nome mencionado pelo ex-presidente de Ifraestrutura da Odebrecht, Benedicto Júnior e prometeu acionar a Justiça para realizar uma acareação com o delator. 

A suspensão é cogitada em discussões entre o procurador Rodrigo Janot e seus assessores e estaria condicionada ao não surgimento de outras denúncias contra os citados. 

Segundo informações divulgadas nas investigações da Lava Jato, Audifax teria recebido R$ 100 mil, nas eleições 2012, quando disputou a Prefeitura da Serra. O redista, no entanto, garante que os recursos são oriundos de verba partidária e que não são caixa dois.
A medida (suspensão condicional) está prevista na Lei 9.099-1995, que em seu artigo 89 permite aos acusados a suspensão dos processos por até quatro anos, quando a pena mínima a ser aplicada não for superior a um ano de reclusão e ainda diante do perfil dos acusados, como ficha limpa e não responder a processo criminal.

A suspensão do processo é um sonho comum a todos os citados nas delações da Operação Lava Jato, já que, findo o prazo, o processo poderá ser extinto e o político poderá disputar cargos eletivos livre de possíveis impugnações de candidatura. Por outro lado, aqueles que acatarem o acordo para suspensão do processo, serão punidos com penas alternativas, como prestação de serviços comunitários.
A assessoria do prefeito foi procurada para comentar o assunto, mas informou que Audifax Barcelos não vai falar sobre possibilidades. Acrescentou que o “pedido de acareação está mantido”.
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

10 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

10 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás