Polícia

Suspeito de roubar joalheria da Serra para alimentar narcotráfico é preso

Foto: divulgação PC
Foto: divulgação PC
Foto: divulgação PC
Foto: divulgação PC

Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), prendeu um homem de 45 anos suspeito de articular roubos a duas joalherias, com a participação de um adolescente e de outro indivíduo, provocando um prejuízo de quase meio milhão de reais. Informações sobre o caso foram divulgadas em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (09), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

Os crimes ocorreram no início deste ano, em estabelecimentos localizados na Grande Vitória. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, os roubos eram cometidos com a finalidade de investimento no tráfico de drogas. “O suspeito utilizava da mão de obra dos roubos para investir na compra de drogas e se manter no narcotráfico. É um artigo 157, que se transformava em artigo 33”, informou o delegado-geral.

O Inquérito Policial revelou que o suspeito era o mentor dos delitos. Ele costumava ir ao local onde seria realizado o roubo, estudava e repassava as informações para quem iria executar a ação, também ficando responsável por dirigir o veículo para a fuga e a destinação dos objetos roubados.

O investigado foi preso no dia 28 de outubro de 2021, na residência dele, em Vila Velha. Nas buscas no interior do imóvel, policiais civis encontraram três quilos de cocaína em cima do armário do filho do suspeito, de três anos. Ele resistiu à prisão e insistiu que as drogas encontradas em sua casa não seriam dele e sim da esposa. No entanto, acabou preso.

Um adolescente de 16 anos também foi identificado como um dos assaltantes, e um terceiro indivíduo envolvido ainda está para ser identificado. De acordo com o delegado titular do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Gabriel Monteiro, o homem de 45 anos que está preso e o adolescente tem diversas passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas.

“O menor de idade chegou a ser detido com uma arma pela Guarda Municipal, mas está livre. Temos a esperança de que possamos deter ele e o outro envolvido em breve, porém, carregamos o sentimento de ter desarticulado o grupo ao prender seu mentor”, disse o delegado.

Dinâmica dos crimes

Em janeiro e fevereiro deste ano, duas joalherias localizadas nos municípios de Vila Velha e Serra foram alvo do grupo criminoso. Após o primeiro delito, a Polícia Civil começou as investigações e, no segundo roubo, já tinha informações para localizar e identificar os envolvidos.

Nos dois delitos, o menor de idade e o indivíduo não identificado entravam nas lojas, utilizando bonés e máscaras, e se passavam por clientes, solicitando o mostruário. Quando os funcionários chegavam com o mostruário das joias, os suspeitos anunciavam o assalto e realizavam a ação.

A Polícia chegou a abordar os envolvidos no dia do segundo crime. Porém, os suspeitos jogaram o carro em cima dos policiais e fugiram. Cerca de dez horas depois, a casa do mentor, de 45 anos, foi localizada. Lá, foram encontrados o veículo utilizado no crime, as roupas que teriam sido usadas durante o assalto, quatro colares, diversas etiquetas de joias, um carregador de pistola e oito frascos de lança-perfume. Na ocasião, ninguém foi preso.

O prejuízo causado pelos assaltos é estimado em cerca de meio milhão de reais. Alguns dos materiais puderam ser recuperados e devolvidos às vítimas. O suspeito preso permanecerá à disposição da Justiça.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

3 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

4 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

4 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

4 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

5 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

5 horas atrás