Categories: NotíciasSaúde

Supergripe atinge 24 pessoas na Serra e já matou duas no ES

Neste sábado tem mutirão de vacinação nas 38 unidades de saúde do município. Foto: Divulgação Agência Brasil

Clarice Poltronieri

Já são 24 notificações de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na Serra, a chamada supergripe. Três delas com a confirmação da presença do vírus Influenza A e outras 21 sob observação. A informação é da superintendente de Vigilância em Saúde da Serra, Kelly Areal. Neste sábado (13), inclusive haverá mutirão para vacinar grupos prioritários na cidade.

É considerado com SRAG a pessoa que apresenta junto com os sintomas da gripe comum, falta de ar e pressão baixa.  Segundo Kelly, não há morte confirmada no município. “Os pacientes são atendidos nas UPA´s e se houver necessidade são encaminhados para hospital ou fazem o tratamento em casa. A maior parte é de idosos, mas acometeu várias faixas etárias”, disse.

Kelly reforça a importância da vacinação, que está ocorrendo em 38 postos do município e no mutirão neste sábado (13), das 8h às 17h. “Esperamos vacinar pelo menos 20 mil no dia D, pois o período maior de contaminação ainda vai chegar, que é o inverno”, alerta.

O grupo prioritário na Serra abrange 80 mil pessoas e até o momento 21 mil foram imunizadas. Podem receber a vacina crianças entre seis meses e cinco anos, idosos, professores que atuam em sala de aula, profissionais da saúde e farmácias, presidiários e indígenas.

A vacinação para gestantes e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias (puérperas) é na Maternidade de Carapina, de segunda a sexta, das 8h às 12 horas. Já a dos professores agora será nas unidades de saúde.

Em todo o Estado, há 12 casos confirmados de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (3 por influenza B e  9 por influenza A H3N2), com 2 mortes. Os números são da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, que não informa de qual município são os pacientes que morreram. 

 

 

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

15 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

21 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

22 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás