Categories: Meio Ambiente

Supercalor e secas mais violentas na Serra nos próximos 26 anos

Rio Santa Maria, que abastece a Serra ficou com a vazão muito baixa ao longo da superseca de 2015. Foto: Bruno Lyra / Arquivo TN

Por Renato Ribeiro

Você já teve a impressão que a cada ano que passa o calor parece aumentar mais, e que o outono, inverno e primavera ficam cada vez mais parecidos com o verão? Infelizmente isso não é apenas uma impressão.

É o que revela um estudo realizado no âmbito do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e apresentado no Seminário Indicadores de Vulnerabilidade ao Clima no último dia (26) em Vitória.

O documento aponta que o clima no Espirito Santo sofrerá alterações significativas nos próximos 26 anos, e que a temperatura máxima da Grande Vitória subirá em média 3 0 C nesse curto espaço de tempo.

Prevê também aumento de até 77% no número de dias consecutivos sem a ocorrência de chuva em alguns municípios do Estado. Para quem acha que já sofreu o suficiente com a falta d’agua, tais mudanças podem representar grandes impactos econômicos e ambientais para o Estado, tais como a redução na vazão dos rios que abastecem a população capixaba,  escassez ainda maior de água, além do aumento do número de queimadas.

A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que ainda não recebeu as informações do estudo referentes às mudanças esperados no município. Mas garante que a cidade tem projetos que vão ajudar a minimizar os efeitos, como maior controle no licenciamento ambiental, fiscalização, mapeamento de áreas de risco e coleta de óleo de cozinha, através do projeto de Olho no Óleo. “Além disso, temos a formação de Agentes Ambientais Mirins, para despertar a consciência nas crianças” ressalta.

Já o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), informou através de sua assessoria de comunicação que não recebeu ainda o estudo da Fiocruz, por isso não iria se posicionar.

Países tentam acordo para frear aquecimento da Terra

Segue até o próximo dia 11 em Paris, França, a 21º Conferência do clima das Nações Unidas – COP 21, com a participação de 196 países que buscam a redução da emissão de carbono na atmosfera, substância que é a responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas que vêm se acelerando.

O obtivo principal da conferência da ONU é costurar um novo acordo entre os países, para diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2 graus célsius até o ano de 2.100.

Em discurso no primeiro dia de Conferência, a presidente Dilma Rousseff defendeu que o acordo de Paris, que substituirá o Protocolo de Kyoto firmado em 1997, tenha caráter obrigatório para todas as nações, e não um simples resumo das melhores intenções de todos.

A COP 21 vai até dia 11 de dezembro, onde será assinado entre os países, o acordo com as metas para a redução da emissão de carbono na atmosfera. A COP 21 começou na última segunda (30).

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás