Categories: Mestre Álvaro

Sou mais eu mesmo

Eci Scardini

Na semana passada, o deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Bruno Lamas, fez um convite ao prefeito Audifax Barcelos para voltar às fileiras do PSB, sigla à qual já esteve filiado no seu mandato de deputado federal e em boa parte no de prefeito.

O convite não foi bem digerido por Audifax não. O prefeito sabe que o PSB tem dono e chama-se Renato Casagrande. Portanto, ao final, é a vontade dele que irá prevalecer sobre a dos demais.

A iniciativa de Lamas só tem um objetivo: facilitar a sua vitória nas urnas na eleição de prefeito, em 2020, seu grande sonho. Filiar o prefeito ao PSB significa ganhar duas vezes: tirar do caminho alguém que teria o apoio de Audifax para prefeito – e que nesse momento não é ele (Bruno Lamas) – e, claro, ter o apoio do prefeito.

Se tem uma coisa que Audifax não é, é bobo. Pelo contrário. Político de grande perspicácia, de muita agilidade e de coragem, pode muito bem ter interpretado o convite como uma mensagem cifrada dizendo: vem para cá que vou lhe garantir uma vida boa: obras, recursos, convênios etc.

Provavelmente, Audifax faz o seguinte questionamento: eu vou fazer o que no PSB? Eles irão me deixar ser candidato a governador em 2020, ou quem sabe ao Senado? Claro que não. Audifax não seria prioridade do PSB; ficaria a reboque do que os cabeças coroadas da sigla decidissem.

De mais, a questão é: como ele vai voltar a se filiar ao partido do governador Casagrande, com quem teve uma queda de braço por conta dos convênios assinados entre o Estado e o Município no ano passado, fato que sacou quase que na marra cerca de R$ 14 milhões que iriam equipar unidades de saúde, como a UPA de Castelândia e o hospital Materno Infantil? De quebra, o Estado ainda inseriu a Serra no Cadin, que é uma espécie de Serasa.

Audifax pode ir para um partido e até dividir o posto de cacique, mas não para ser índio, fase esta que já passou. Abanar o leque, falando “vem que nós vamos aliviar para você”, Audifax pode entender como chantagem; e aí, o efeito é o inverso.

Portanto, é inócuo Bruno Lamas convidar Audifax para voltar ao PSB e, diga-se de passagem, o próprio Bruno tem consciência de que isso não irá acontecer.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

23 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

1 hora atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

2 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

2 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás