Categories: Meio Ambiente

Solo de turfa pode chegar a 40 m de profundidade

 

O problema dos incêndios na área de turfa, que há três anos vem piorando o já poluído ar da cidade, pode ser bem mais complexo do que parece. Foto: Arquivo TN

O problema dos incêndios na área de turfa, que há três anos vem piorando o já poluído ar da cidade, pode ser bem mais complexo do que parece. O alerta é do biólogo e mestre em engenharia ambiental, Joãozito Amorim Júnior, que atua como professor do curso de Engenharia Civil da faculdade Multivix.

Segundo ele, o solo de turfa é formado por camada orgânica com restos de folhas, galhos e juncos (taboas) em brejos. “Essa camada, que está em fase de decomposição, pode ter de um a quarenta metros de profundidade. Como o fogo pega por baixo, onde não há muito oxigênio, a combustão é incompleta. Por isto a fumaça. Com a pouca quantidade de chuva dos últimos anos, piorou o risco de incêndio que pode ser tanto provocado quanto espontâneo”, explica.

O professor disse que há estudos geológicos sobre área de turfa em Campos, no norte de Rio de Janeiro, que apontam grande profundidade deste tipo de solo. Ele desconhece haver estudo semelhante na turfa ao redor do Mestre Álvaro, mas as características são semelhantes com as do norte fluminense.

“Não é uma região adequada para a ocupação. É preciso fiscalização mais eficiente contra os incêndios criminosos e tentar manter a área alagada. A escassez de água dificulta, por isto é preciso utilizar água de reuso (esgoto). Porém não se deve usar água salgada, pois isso vai danificar o solo a ponto de inviabilizar qualquer atividade ali”, alerta.

Joãozito acrescentou que se o problema não for resolvido, a fumaça pode ameaçar até as atividades da nova pista aeroporto de Vitória, uma vez que o novo sentido da pista (leste – oeste) forçará as aeronaves a trafegar em baixa altitude na região.

Audiência   

Na próxima terça- feira (09), haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores da Serra para debater o problema da turfa. Será às 15h. A proponente é o vereador  Aécio Leite (PT).

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

17 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

21 horas atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

21 horas atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

21 horas atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

21 horas atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

22 horas atrás