Categories: Economia

Sob nova direção, recicladora de entulho quer triplicar produção

Camilla Mol, Diretora Administrativa, e Wesley Saramela, Gerente de Logística. Foto: Kamile Rangel

Empresários mineiros investiram R$ 2 milhões na compra de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, localizada às margens da Rodovia do Contorno, na Serra. A empreitada é uma aposta nas oportunidades surgidas a partir da destinação adequada de resíduos sólidos, prevista em lei.

Os primos Douglas e Camilla Mol são os novos gestores da Ureserra, que recebe rejeitos oriundos de obras e de demolições e os transforma em matéria-prima para construção, como brita, solo brita, areia industrial, granilha e pó de pedra. E eles pretendem triplicar a produção.

Por dia, a usina recebe cerca de 50 caçambas de entulho e produz, em média, 400 toneladas de material reciclado. “Nossa expectativa é passar a produzir, por dia, 1200 toneladas de material, que passa por testes em laboratório e tem qualidade certificada para ser utilizado em obras”, comentou Douglas Mol, novo diretor da usina.

Além de ser uma grande vantagem para a natureza, pois a destinação de entulhos é hoje um desafio dentro das cidades, a reciclagem de resíduos da construção civil é uma alternativa para economizar, uma vez que os materiais reciclados são vendidos com preços no mínimo 30% mais baixos do que os produtos in natura.

“Quem faz obra em casa ou em empresa e contrata um caçambeiro para descartar os entulhos é responsável pela destinação que será dada a eles. Se o profissional contratado for flagrado descartando-os inadequadamente, ele é penalizado, e o contratante, responsável pela origem dos rejeitos, também é responsabilizado”, explicou Camilla, que assumiu a administração da usina.

Na Ureserra, caçambeiros e empresas que levam para lá os entulhos recebem certificado que comprova o descarte correto.  

Tags: ureserra
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás