Categories: Polícia

Só neste ano, 48 crianças e adolescentes foram estupradas na Serra

Casos de estupro devem ser denunciados para a Polícia Militar e Civil. Foto: Agência Brasil

Nesta semana, o caso de uma menina capixaba que foi abusada sexualmente por seu tio e engravidou no Espírito Santo ganhou repercussão nacional, mas ela não é a única que sofreu violência sexual durante a infância. Somente este ano, na Serra, 48 crianças e adolescentes foram estupradas no município, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O crime terrível, muitas das vezes, acontece dentro do próprio lar onde a vítima reside. Esses números são referentes ao primeiro semestre de 2020.

O levantamento foi solicitado pelo TEMPO NOVO, juntamente com a Sesp. De acordo com os dados, deste total de casos, 36 foram entre crianças que tinham de 0 a 13 anos. Já outros 12, ocorreram com meninas e meninos de 14 a 17 anos. A Secretaria de Segurança não informou se os responsáveis pelo crime foram presos ou estão foragidos. Os dados das vítimas são sigilosos, como ordena a lei.

As informações enviadas a Sesp à reportagem mostram um elemento ainda mais assustador. De janeiro a julho do ano passado, ocorreram mais crimes de estupro de vulneráveis do que este ano, no mesmo período. No total, em 2019, foram 75 crianças e adolescentes abusadas sexualmente na cidade. Dessas vítimas, 65 eram crianças que tinham apenas meses de vida e outras com até 13 anos. Também houve ocorrências de meninos e meninas de 14 a 17 anos (10 casos).

Vale lembrar que estupro de vulnerável é crime no Brasil e pode levar a até 14 anos de prisão. Em casos de crimes em flagrante o Ciodes 190 deve ser acionado imediatamente e uma viatura da Polícia Militar será encaminhada para o atendimento da ocorrência. Já para realização de denúncias, o Disque-Denúncia 181 é o melhor canal. A Sesp afirmou que o anonimato é totalmente garantido para o denunciante.

Capixaba de apenas 10 anos

Nesta semana, o caso da menina de 10 anos que engravidou depois de ser estuprada, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, ganhou repercussão nacional. O suspeito do crime é o tio da vítima, que já foi preso. A menina ainda teve que realiza o procedimento de aborto legal – totalmente autorizado pela Justiça – em Recife, pois a Secretaria de Estado da Saúde do ES afirmou que não tinha “condições técnicas” para isso.

O suspeito de estuprar e engravidar a menina trabalhava como ambulante em uma praia no município de São Mateus com a família dela e apresentava desculpas para ir para casa para poder ficar sozinho com a criança e cometer os abusos, segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, com base em relatos de familiares da criança.

Após o procedimento de interrupção da gestação, a menina já recebeu alta e voltou para o Espírito Santo. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás