Categories: O Nó da Gravata

Só em 2017

O mistério sobre as mudanças no primeiro escalão na próxima gestão do prefeito Audifax Barcelos (Rede), segue movimentando os bastidores políticos. Na avaliação de muitos, Audifax vai postergando e segurando as mudanças e as negociações com políticos e partidos para o ano que vem. Isso porque, o prefeito estaria tentando resolver primeiro as eleições da mesa diretora da Câmara da Serra, onde espera emplacar aliados.

Pechincha
Se tiver sucesso na Câmara, Audifax pode baratear as negociações para a montagem de seu secretariado, uma vez que os votos para a mesa diretora entram como moeda de troca para partidos e suas lideranças alcançarem espaços maiores na administração municipal. Ou seja, resolvendo primeiro a questão da eleição da mesa diretora, o prefeito teria mais liberdade e independência para escolher os nomes que irão comandar as secretarias.

Jogo duro
Falando em eleição de mesa diretora, o placar permanece 12 x 11 para oposição. Interlocutores do lado da oposição dizem que o assédio é grande, mas garantem que ninguém sai. Já o grupo pró-Audifax, tem a expectativa de trazer pelo menos um nome. É uma verdadeira queda de braço. Os nomes que crescem como potenciais candidatos do lado oposicionista são: Basílio da Saúde (Pros); Fábio Duarte e Nacib Haddad (ambos PDT) e a atual presidenta Neidia Maura (PSD). Porém, entende-se que qualquer um ainda possa crescer na disputa interna do grupo.

Gincana política
Também no grupo governista nada está decidido, mas os nomes cotados estão mais consolidados. São eles: Luiz Carlos Moreira, Alexandre Xambinho e Miguel da Policlínica. Ao que tudo indica, o critério de desempate que Audifax impôs é um só: ganha quem conseguir trazer primeiro um vereador de oposição para o lado governista. Quem conseguir isto será o virtual presidente da Câmara, uma vez que o grupo terá a maioria simples necessária para eleger o escolhido.

Eu ou você
Sobre a polêmica da suposta falta de merenda na creche Luciano Rezende em Laranjeiras, vereadores da Serra gastaram o verbo na sessão da última segunda-feira (28). O governista Guto Lorenzoni (PP) desafiou o opositor Nacib Haddad, após este ter questionado os atrasos da prefeitura no pagamento de empresas terceirizadas.  “Eu gostaria de fazer uma proposta: se a empresa de limpeza e merenda estiver há mais de seis meses sem receber, renuncio o meu mandato”, desafiou Guto. Nacib então provocou o adversário. “Agora são sete faturas da Labortel, nove milhões da Serge e outras dívidas. Eu topo. Eu renuncio ou você renuncia”.

Benção de Mara e Gava
Parece que o prefeito Audifax busca no mercado um nome fora da área médica para a Secretaria de Saúde e sim, um nome ligado à gestão, com experiências bem sucedidas na área administrativa. Até agora não há sinais de quem seria esse nome, mas nos bastidores é sabido que passará pelo crivo da primeira dama, Mara Rejane e do presidente do Hospital Metropolitano, Remegildo Gava. Dois partidos políticos ignoram essa tendência e falam no nome do vereador Miguel da Policlínica para a pasta, que são o PTC e o PSDC.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

10 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

11 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás